sábado, 21 de fevereiro de 2026

TEMPESTADE ARRASADORA!

A depressão Kristin atingiu Portugal com ventos que chegaram a quase 150 km/h, chuva forte e temporariamente persistente em várias regiões de Portugal, para além de neve e agitação marítima e queda de árvores provocando mortes, feridos e deixando milhares de pessoas sem eletricidade. O fenómeno foi classificado como “ciclogénese explosiva”, um tipo de tempestade que se tem tornado cada vez mais frequente e tende a ser cada vez mais intensa. num inverno que está a ser marcado pela sucessão de várias tempestades em Portugal. Em menos de uma semana, o país foi afetado por três temporais, Ingrid, Joseph e Kristin. O último causou enormes estragos nos distritos de Leiria, Figueira da Foz e Alcacer do Sal e Torres Vedras. Morreram cinco pessoas.

Este fenómeno provoca alterações significativas na pressão atmosférica, que podem originar ventos fortes, precipitação intensa ou mesmo cheias, dependendo das condições de temperatura. Os danos estenderam-se a parques de campismo, escolas, pavilhões municipais e estufas agrícolas, sobretudo na zona costeira de Santa Cruz e Praia Azul. No parque de campismo de Santa Cruz, tendas e equipamentos foram completamente destruição. Várias estradas nacionais ficaram cortadas devido à queda de árvores, nomeadamente no Oeste, em Santarém e em Lisboa, enquanto noutras regiões do país o mau tempo provocou cortes adicionais por neve e gelo. Em alguns concelhos, o abastecimento de água chegou a estar em risco devido à falta prolongada de energia. A depressão Kristin ficará marcada como uma das tempestades mais violentas dos últimos anos em Portugal.

Raios começam a rasgar o céu acinzentado e, timidamente, o horizonte começa a destacar-se em tons dourados. É a tempestade que se vai e amanhã, com certeza o sol vai brilhar mais uma vez. Ainda bem que nada dura para sempre, não é mesmo? É hora de colocar as coisas no lugar, sacudir a poeira e recomeçar. A tempestade que lhe causou muitos danos só lhe resta reorganizar novamente a sua vida e continuar, seguir em frente. Deixar tudo de ruim para trás. Recomece! Mas faça tudo diferente. Tenha alegria, entusiasmo e uma verdadeira paixão pela vida. Se for otimista, a sua consciência despertará energias vitais que irão trabalhar na direção das suas metas. Seja incansavelmente otimista. Faz bem para o corpo, para a mente e para a alma. Eu sei que às vezes a tempestade é arrasadora e continuar em frente parece impossível, mas acredite, tudo vai melhorar. O sol depois da tempestade é bem mais quente e brilhante!

Agradeça mais um dia de vida e vá a luta. Substitua essa dor por coragem e tenha fé. Não conseguirá evitar novas tempestades, mas com certeza saberá como evitar os estragos.

Blog Freixagosa