sexta-feira, 2 de abril de 2021

Nº22- RESSUREIÇÃO DOMINGO P. E VISITA P. MEMÓRIAS DE SEMPRE


            

Estamos no Domingo de Páscoa, dia mais importante dos cristãos, em que se celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, por isso se diz: «Cristo ressuscitou, Aleluia, aleluia!».

É um costume que está muito enraizado em Argoselo. Também é chamado de «Compasso» ou simplesmente «Cruz». Trata-se de um grupo de pessoas, normalmente presidido pelo Pároco ou outro por ele designado, que saem da Igreja paroquial levando a Cruz de Cristo. O acolito  vai tocando um sino pelo caminho para avisar sobre a aproximação do Senhor, percorrem as casas dos cristãos que assim o desejem, abençoam os lares e levam a alegria de Cristo Ressuscitado.

Normalmente, as famílias que abrem as suas portas de casa à Cruz,  encontram reunidas à volta da sala, esperando a sua vez para, num gesto simbólico (um beijo ou outro similar), manifestar a sua condição de seguidor de Cristo inserido numa comunidade cristã e expressar o Seu amor a Jesus. Depois deste rito, no centro da sala encontra-se uma mesa recheada com folares amêndoas e outro doces alusivos à época, se quiserem petiscar ou levarem.  

Esta é uma boa altura de visitar os amigos e familiares, e também, como não, de esquecer rancores, se os há, pois a palavra de ordem é «alegria».

Em Argoselo a Visita pascal decorre na segunda – feira de Páscoa, continuando  até ao Domingo  seguinte, chamado de «Domingo da Pascoela»

Ilídio Bartolomeu




Sem comentários:

Enviar um comentário