segunda-feira, 12 de outubro de 2015

PORQUÊ TEM DE SER ASSIM?



Sempre que há alguém que me diz que não gosta de Argoselo fico com uma espécie de tremelique nervoso na vista. Há quem goste mais da praia, protetor solar e tudo o que esteja remotamente ligado ao verão; estas pessoas existem. Dei por mim a pensar nisto hoje, porque as minhas férias prolongadas em Argoselo de três meses, chegaram ao fim. Agora o que me deixou triste é do que vi, e não gostei: Argoselo com este andar se não mudarmos de mentalidades, torna-se numa Vila- Fantasma, desertificado…Porque só uns se dedicam inteiramente, para ajudar, ou até incentivarem para que outras pessoas façam um esforço para contribuírem um pouco que seja, e que demonstrem esse mesmo sentimento pela sua TERRA, enquanto outros não fazem mais que serem uns perfeitos atores, pois conseguem enganar perfeitamente, fazendo acreditar que são grandes amigos da sua TERRA. Porque quando mais se precisa daqueles que fingem apenas por caprichos ou egoísmos, eles viram a cara, pois não é nada com eles.

Já algum tempo publiquei neste Blogue um artigo, para horror de quantos têm um mínimo de discernimento e conhecimento de tudo que se passa em Argoselo, e pergunto: Porque como cidadãos, não podemos ser mais solidários com a Nossa Terra como Vila, dar-lhe a dignidade, competência e seriedade; tratando dos assuntos a que ela diz respeito, mesmo que se tenha que bater com a porta, já basta tanta subordinação dada a Vimioso. O que será que nos está faltando? É como se estivéssemos num estado de demência coletiva, que não sabemos como resolver os mais elementares problemas a que todos nos diz respeito do dia-a-dia da Nossa Terra para o seu progresso. Ou então o mesmo é dizer que o incompetente e inconsequente é quem nos representa a nós população, ou somos todos nós, e que fazer de Argoselo então?

É claro que eu também sei que este “vírus” se tem vindo espalhado endemicamente ao longo de todos estes anos, e não são poucos desde que há democracia, com a demência por quem nos têm representado. Mas, caramba, o que será que se passa na cabeça destas pessoas?
Quanto à pergunta-titulo, será que aquilo que se costuma dizer, brincando que tínhamos uma Boa Freguesia e passamos a ter uma má Vila, é um facto? Estou cada vez mais certo disso se não discutirmos de maneira diferente os problemas de Argoselo, para que não sejamos sempre acabrunhados alguns de nós próprios coadjuvantes, com os de lá do Rio Maças. Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas podemos recomeçar e fazer um novo fim.
Existem coisas na vida pelas quais vale a pena lutar até ao fim…

Por isso digo: Porquê que tem de ser assim em Argoselo?

Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário