segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

DIA DE REIS EM ARGOSELO NA MINHA INFÂNCIA ERA ASSIM…

O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro. Por norma, o Dia de Reis é celebrado já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis.
Este dia é também conhecido como Festa da Epifania.
Celebrado o Natal e o Ano Novo, eis que chega o momento de começar a pensar também no Dia de Reis, que se celebra no próximo dia 6 de janeiro. Por isso decidi lembrar como na minha adolescência se costumava celebrar este dia em Argoselo.

Hoje não sei, mas no meu tempo de infância, era a tradição em Argoselo, vários grupos de amigos juntarem-se e íamos fazer os Reis no campo, neva-se ou chove-se, para isso cada um pedia aos nossos pais; chouriços, alheiras, chavianos e outras coisas de fumeiro, e lá íamos para um lugar previamente escolhido para assar os enchidos e come-los com o pão.

Em Argoselo era comum sair à rua para Cantar os Reis, canções tradicionais sobre a vida de Jesus e saudações à família e donos da casa, à noite. Grupos de rapazes jovens reuníamos para cantar os reis de porta em porta, acompanhados por instrumentos que fantasiávamos com latas e paus, fazíamos o reco-reco, com uns ferrinhos batíamos um no outro e também uma pandeireta. E assim fazíamos animação à nossa música enquanto cantávamos. Como agradecimento recebíamos chouriços e outros enchidos, bolos, vários frutos secos e até dinheiro. Quem não nos abria a porta, dedicávamos-lhes um verso muito pouco próprio para se ouvir. 

Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três réis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de Janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três réis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar que levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra.

A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da noite de Reis são o bacalhau com batatas, bolo-rei, pão-de-ló, rabanadas, sonhos e filhoses, entre outras iguarias de Natal.
No dia seguinte ao Dia de Reis, as famílias começavam logo a retirar os enfeites de Natal que decoravam as casas durante a época de Natal.
Noutros países o Dia de Reis celebram-se de formas diferentes e em datas também diferentes.

Esta é mais uma tradição que me trás boas recordações dos meus amigos, que por motivos distintos o destino nos separou, procurando cada um o seu modo de vida por vários sítios do país e estrangeiro, outros restam as saudades.
Na verdade, é que os amigos vêm, e se vão! Mas os verdadeiros amigos, nem mesmo a morte os afasta de nós. São eternos e incondicionais.


Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário