domingo, 15 de janeiro de 2017

O CANTAR DAS ALMAS EM ARGOSELO


Também conhecida por "encomendação das almas", esta tradição terá surgido após a Igreja Católica ter assumido, no Concílio de Trento (1545-1563), que havia Purgatório, tem nos últimos anos, caído em desuso na freguesia de Argoselo.
A Encomendação das Almas é uma manifestação popular de carácter religioso em que alguns grupos de pessoas saem na altura da Quaresma, durante a noite, rezando e cantando pelas almas dos mortos.
Estes são os seus principais objetivos, é justamente rezar pelas almas do purgatório, pedir intercessão pelas almas dos que já morreram e assim reciprocamente, que as almas intercedam pelos que fizeram orações.
Esta tradição religiosa que ainda persiste em menor quantidade em Argoselo, juntando grupos de homens e mulheres que, vestidos de negro, saem pela calada da noite, teimando em fazer sobreviver um ritual cuja origem, como na maioria das tradições, se perde no tempo e corre, como tantas outras, o risco de se perder.
Eu lembro-me que estas iniciativas contavam com a participação de quatro e cinco grupos, conforme as promessas que as pessoas tinham.
A sua continuidade devia ser apoiada pela junta de freguesia depois duma cuidadosa recolha nomeadamente junto dos mais idosos que habitualmente saíam a cantar as almas, e que ainda possivelmente alguns deles podem fornecer preciosos dados.
Estes cânticos de carácter religioso, como a Encomendação das Almas, sempre foram bem interpretados por estas pessoas em que algumas ainda estão entre nós e bem conhecem. É por isso mesmo que as devem abordar e pedirem-lhes estes ensinamentos, fazendo questão de não deixar cair no esquecimento esta tradição secular nesta localidade de Argoselo, motivo pelo qual a Junta de Freguesia e Associações Culturais, devem diligenciar encontros de grupos e dinamiza-los.
Só assim se pode revitalizar a tradição do cantar das almas santas promovendo estas atividades: encontros, convívios entre grupos. Porque só com vontade, disponibilidade e comparticipação destas entidades, Argoselo tem oportunidade única para assistirmos todos os anos a uma das mais antigas tradições, com hábitos e costumes que muitos desconhecem.
Não vivamos só de memorias, cada argoselense possa contribuir dentro das suas possibilidades para as tornar vivas a favor da nossa tão querida Vila de Argoselo.
Uma comunidade vale sempre mais pelo que consegue realizar…

Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário