segunda-feira, 22 de maio de 2017

GENTE DA MINHA TERRA! SEJAM POSITIVOS!...

Vejo muita descrença nos Argoselenses nos seus representantes, mas sejam positivos nas mudanças!

Todos queremos ter uma vida feliz e melhor, todos sabemos que se adotarmos uma atitude positiva o retorno será melhor do que com uma atitude negativa. Mas por muitas razões e situações de vida, todos nós em alguns momentos somos afetados pelas atitudes negativas que tomamos.


Então, o que é que poderemos fazer para tornar as atitudes positivas, para mudarmos e ver se de outra forma será melhor?

Para mim, que escrevo regularmente sobre estes assuntos, e utilizo a implementação de atitudes positivas de forma terapêutica nas pessoas, também nem sempre é fácil manter uma atitude positiva. Por vezes também dou por mim a ter uma visão dos Argoselenses por uma perspetiva negativa, focando-me nas coisas más e ignorando as boas, especialmente quando as expectativas não vão no caminho que pretendia. Tal como os meus conterrâneos, também eu me empenho diariamente para manter uma atitude positiva, pois acredito ser possível alcançar uma mudança melhor para o Nosso Povo.

Acredito ser possível ir implementando hábitos mais assertivos, mais capacitadores e mais correctos com os nossos desejos e expectativas, para isso é necessário força e vontade. Isto pode ser conseguindo desenvolvendo a Flexibilidade de Pensamento, que é a capacidade de intencionalmente focarmo-nos naquilo que realmente importa para a concretização da mudança.

A flexibilidade de pensamento, insere-se numa avaliação ampla de variedades de exercícios que significam de Funções Executivas, que para tal é utilizado e que implicam: muita atenção, responsabilidades, tarefas, concentração, seletividade de estímulos, capacidade de abstração, planejamento, controle mental, operacional e flexibilidade de pensamento nos nossos representantes de Freguesia.

Sem dúvida que existe muitas coisas das quais não temos muitas opções de escolha, o que nos causam incómodo e mal-estar, de incapacidade e desesperança, de irritabilidade,de frustração, insegurança nos métodos de atuar. O problema começa a crescer e a ser realmente um problema incómodo quando nos confundimos com os nossos pensamentos e sentimentos. Explico; os sentimentos, quer positivos quer negativos, ambos têm a mesma função, funcionam como marcadores, como alertas que nos informam daquilo que gostamos, daquilo que nos faz sentir que fazemos bem, que é importante para nós, ou daquilo que não gostamos, que nos causa incómodo e que não é importante ou mais-valia para nós.

Então o que posso fazer?

Simplesmente, escolha o que será melhor fazer, e depois decida fazer. Parece na verdade demasiado simples, não é? Mas é sim, e acredite, adote uma atitude positiva ou negativa, a escolha será sempre sua. Está a perguntar-se a si próprio, pois, mas eu não acho que estou a escolher mal, mas também sou incapaz de esperar imprevisíveis obstáculos com que possa vir a deparar. Mas a reação a esses acontecimentos, somos nós que decidimos a atitude a ter face a isso.

Mas então eu posso decidir ficar bem e sentir-me melhor, mesmo estando a sentir-me mal?

 Claro que sim, obviamente que não pode misturar sentimentos, com o bem comum de uma população que requer mudanças de pessoas, que saibam dar esclarecimentos e desenvolvimento à VILA E AO NOSSO POVO.

Ilídio Bartolomeu




Sem comentários:

Enviar um comentário