sexta-feira, 25 de maio de 2018

UM CHAMAMENTO AO SERVIÇO DE DEUS E DO HOMEM!!!


Um dia qualquer uma pessoa foi visitar um amigo a Argoselo, esbarra com um diácono e confunde-o com um padre. É claro que se assusta ao ver o seu amigo casado vestido como religioso e não entende o porquê.Explico: Senti este impulso de servir melhor a Igreja, um dia falei com o pároco sobre isso e ele disse-me: a vocação, passa pelo discernimento da Igreja, que como mãe, acolhe aqueles homens dispostos a dedicar a vida ao serviço da Igreja, ao povo de Deus. Se tens essa vocação terás que ir fazer a preparação numa Escola Diaconal. Foi isso exatamente que eu fiz. E, assim, coloquei a vida nas mãos de Deus, procurando a fidelidade nas orações, dispondo-me a estar próximo ao altar como ministro extraordinário da sagrada comunhão, pregando a Palavra de Deus e sendo atuante na minha comunidade.
A Sagrada Escritura revela, ainda que o chamamento acontece em vista de uma missão especifica. É convite pessoal que espera adesão consciente de fé e de vida, incluindo uma consagração particular a Deus em forma de serviço ao povo. Toda vocação constitui um serviço; o chamado ao diaconato é de forma especial por ser o diácono sinal sacramental de Cristo-Servo.Os diáconos têm funções importantes desde a igreja primitiva e, assim como os padres e bispos, recebem o sacramento da Ordem, o diácono católico é ordenado por um bispo num ritual próprio. Neste contexto, segundo o Catecismo, a principal função do diácono é “ajudar e servir” os bispos, padres e a comunidade. Por isso, o diácono não é um sacerdote. 
Na ordenação de um diácono “são-lhes impostas as mãos não para o sacerdócio, mas para o servir”, nestes casos, apenas o bispo impõe as mãos sobre o homem ordenado num sinal de que o diácono está diretamente ligado a ele.Cabe ao diácono, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços de caridade. Ele não celebra missa, pois como disse, não é sacerdote. Apenas ajuda na preparação e na liturgia.Também não pode dar todos os tipos de bênçãos. O diácono tem a sua veste litúrgica diferente da dos padres e bispos. 
A estola é transversal, e não vertical. Também pode usar a túnica, que é diferente da casula dos padres e bispos. Sendo assim, existem dois tipos de diáconos: os transitórios e os permanentes.Qualquer homem casado pode preparar-se para o sacerdócio. No meio do caminho e antes de receberem a ordenação sacerdotal, recebem a ordenação diaconal. Depois de um tempo atuando como “ministro ordenado”, recebe o segundo grau da ordem, o presbiterado. Porém, se a dedicação for integral à Igreja, pode receber algum tipo de compensação. Para isso a esposa precisa autorizar formalmente que o homem seja diácono. Uma vez ordenado diácono não pode mais casar-se, se ficar viúvo, têm a opção de permanecer diácono e candidatar-se ao sacerdócio, mesmo que em idade já avançada. Normalmente, o diaconado transitório é visto como parte da formação para o sacerdócio. Após o fim dos estudos, fazem um tempo de prática pastoral servindo como diáconos e, depois, quando o bispo local decidir, são ordenados sacerdotes.
 Deus, que me chamou pessoalmente a este serviço, ajuda-me a cada dia com o auxílio de Sua Graça, o apoio de muitos amigos, da comunidade e a compreensão da minha esposa e filha. Hoje em dia isso pode causar um pouco de confusão, porque mesmo os padres não precisam de se vestir assim, podem usar roupas comuns livremente. Mas não se assuste se encontrar por aí um padre com mulher e filhos…Esse amigo sou eu, Ilídio Bartolomeu, quero dar-te os meus parabéns, que Deus te ilumine! Tu tens o dom de fazer as pessoas felizes, de ver e viver a vida com fé, bom-humor e positividade. Deus, que tudo contempla, com certeza se orgulha disso e te capacite para alcançar o que mais desejas. 
Todos os teus amigos e eu, com certeza fazem questão que persigas os teus sonhos e que sejas feliz. Que a tua saúde seja renovada, que a paz transborde hoje e todos os dias pelo teus sorrisos, palavras e ações!...Pessoa bem-humorada é mais bem interessante, conquista e faz ouvir com maior facilidade o seu objetivo, pois parece “um abrir portas” com alegria e simpatia. O senso de humor é também primordial para as dificuldades, de aceitar conversas menos interessantes, mas, onde a cortesia manda que se faça um esforço para as aceitar com humor e distração, tudo faz parte e ajuda mais a superar a vida, e tu amigo Rebelo tens esses atributos.Quero que saibas que fiquei deslumbrado com a tua homilia que fizeste no dia da festa de São Roque, pois eu perguntei por várias vezes; quem é que está a fazer a homilia? Qual é o meu espanto ao saber que é um filho da Terra chamado João Rebelo! mais orgulhoso fiquei. És um excelente orador!!!Daí que a melhor homenagem que te faço, é dar-te os meus sinceros parabéns amigo. Déus abençoe a tua vocação.

 

Ilídio Bartolomeu


Sem comentários:

Enviar um comentário