quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

NOVO ANO! VIDA NOVA!


A nossa vida não muda com a viradela de um ano, mas podemos mudar a forma que vamos viver deste momento em diante. A cada final de ano, somos convidados a refletir sobre o período que passou e o que está por vir. É o momento de repensarmos as nossas vidas e avaliarmos os pontos que desejamos mudar no ano que se vai iniciar.

 Este processo de reflexão possibilita que nos reorganizemos para desfrutar de maior equilíbrio nesta nova etapa que está para vir. Enfim, o final do ano favorece para que cada um reavalie os seus projetos e busque as transformações desejadas.  

Reconhecer a necessidade da mudança e acreditar na capacidade de alcançá-la, é um grande passo para que se possa viver melhor no novo ano. Está a chegar 2020 e, para receber este ano, façamos uma faxina geral na nossa casa.

Vamos enfrentá-lo com a alma leve, em busca do bem comum, vamos ser menos egoístas e mais humanos. Para muitas pessoas, o início do ano vem acompanhado do desejo de renovação e do sentimento de esperança de que tudo seja para melhor. Mas, para que isso aconteça, o ideal é organizar as ideias e delinear as ações a serem realizadas ao longo do ano. Todos os anos há um momento em que olhamos os nossos armários com um olhar mais detalhado.

Olhamos aquelas roupas e sapatos que não usamos há tempos, as tiramos do armário de vez em quando, vestimos e confirmamos novamente que não gostamos, que não combina connosco e nunca as usamos. Às vezes, tiramos alguma coisa e damos para alguém, mas a maior parte fica lá, guardada, sabe-se lá porquê. Acontece que o nosso guarda-roupa não é o único lugar da vida onde guardamos coisas que não nos servem mais. 

Temos um guarda-roupa desses no nosso íntimo. Vamos fazer uma limpeza naquilo que não nos serve mais, deitar fora crenças, ideias, experiências ou maneiras de viver que não nos acrescentaram nada, só serviram para nos roubar energia. Não vamos esperar o momento certo ou quem sabe o próximo final do ano para fazer essa limpeza.

Comecemos então no princípio do Ano Novo a experimentar um sentimento agradável de liberdade. Liberdade de não ter de guardar o que não nos serve, de experimentar o desdém, de saber que mudamos para melhor e só usarmos as coisas que verdadeiramente nos servem e fazem bem. Vamos fazer planos, sonhar. Tudo o que nos motiva e movimenta são os nossos sonhos e os nossos planos.

Uma coisa é chegarmos lá, outra diferente e mais trabalhosa, é conservar o que foi conquistado. É preciso viver o sonho e a certeza de que tudo vai mudar. É necessário abrir os olhos e entender que as coisas boas estão dentro de nós, onde os desejos não precisam de razão e nem os sentimentos de motivos. O importante é viver cada momento, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver.

Feliz Ano Novo! Feliz Vida Nova! "Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano. Sempre que alguém descobre esse poder, algo antes considerado impossível se torna realidade".

Ilídio Bartolomeu 


Sem comentários:

Enviar um comentário