terça-feira, 22 de setembro de 2015

AS VINDIMAS EM ARGOSELO..




O fim do Verão e o início do Outono é sinónimo de colheitas, e em Argoselo abre-se a época das vindimas: as uvas estão prontas para serem colhidas das videiras, num trabalho realizado em ambiente de festa e convívio, para depois produzir o vinho do ano. Uma tradição argoseleira que, apesar de modernizada em alguns aspetos, ainda é o que era.
O trabalho da colheita das uvas é visto, sobretudo, como uma autêntica festa. Familiares e amigos juntam-se para as vindimas. O trabalho começa bem cedo, homens e mulheres a cortar os cachos das videiras para os cestos de vime e baldes.
A meio da manhã para-se para petiscar qualquer coisa e ganhar força para continuar sendo os homens a carregar os cestos de vime já repletos de uvas até aos carros de bois, enquanto as mulheres não deixam escapar nem um cacho das videiras.
O descanso merecido depois de uma manhã inteira a vindimar acontece durante o almoço prolongado, sempre em ambiente de festa. Ao anoitecer, a festa contínua no lagar onde os homens, de calções ou calças arregaçadas, formam uma roda, a pisar as uvas.

Embora sem os contornos de festa de tempos passados, as vindimas de hoje continuam a aliar uma forte componente de convívio ao seu trabalho incontornável. 
Continua-se a reunir família e amigos em torno deste ritual anual onde, de tesouras e facas na mão e cestos aos pés, se cortam cuidadosamente os cachos de uvas. A pausa a meio da manhã para petiscar mantém-se, e depois concluído o trabalho, vem o almoço tradicional, uma boa espanholada de bacalhau.

Os carros de bois deram lugar aos tratores, e depois de colhidas as uvas, são levadas para os lagares com o primeiro recurso a um equipamento mecânico para serem esmagadas e finalmente pisadas por homens para se transformar em vinho.
Atualmente procura-se manter esta tradição, acima de tudo é um dia bem passado a colher os frutos da Mãe Natureza, e aguardar ansiosamente que o ano seguinte seja sempre melhor.


Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário