quinta-feira, 1 de julho de 2021

A LEITURA FAZ BEM Á MENTE E AO CÉREBRO

O presente trabalho deixa claro que o ato  ler é fundamental, não apenas como mais uma habilidade para que os jovens desenvolvam e adquiriram sabedoria e importante para a sua formação como um todo, porque a partir do momento que se tornem uns bons leitores, a compreensão da realidade que os cerca, atitudes no sentido de atuar de forma positiva na sociedade, passam a ser inerentes à natureza do mesmo.

Ler e escrever corretamente nos dias de hoje é elementar para que o jovem se torne um trabalhador qualificado e determinante para o seu sucesso no âmbito pessoal e profissional.

A leitura oferece inúmeras possibilidades de conhecimento e faz do jovem mais versátil em relação aos desafios que lhe são propostos na vida, de modo que ele possa lidar com essas situações, encontrando diferentes focos de solução para resolver qualquer tipo de questão. A magia de ler está na competência linguística, abrangendo todo o potencial do jovem em compreender a língua e utiliza-la na condição de falante para se exprimir oralmente.

Comentar ou recomendar algum texto, associar-se à leitura, confrontar ideias e opiniões sobre notícias e artigos com outras pessoas, isso ajuda a estabelecer gostos, reconhecer finalidades dos materiais escritos, identificar-se com o autor ou distanciar-se dele, assumindo uma posição crítica. Livre da motivação, o processo de leitura também é capaz de auxiliar no progresso de habilidades, contribuindo, inclusive, uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um “exercício” para o cérebro humano.

Nem toda a gente gosta de ler porque acreditam ser uma atividade cansativa e acabam deixando a preguiça vencer. Porém, vale muito a pena tentar inserir-se nesse mundo, uma boa leitura pode não só favorecer a forma de ler como se expressa como também  pode mudar perspetivas de vida.

Além disso, seja qual for o tipo de leitura que prefira ou vai começar a investir a ler, o seu cérebro age de tal forma que causa aquela sensação que está a começar a viver factos e  estimulando a sua criatividade.

Ler é absorver ideias, aprender conceitos novos, treinar o cérebro a estar sempre ativo. É autoconhecimento e sintonia com aqueles à sua volta. Com a tecnologia que se tem hoje, não é mais necessário ir até a uma biblioteca, preencher fichas, alugar o livro e ter dias para devolvê-lo (apesar de que existem muitas pessoas que adoram fazer este ritual!), pode ler a qualquer hora do seu dia através do telemóvel,  ou computador por exemplo.

O ato da leitura é muito bom. Expande os horizontes, aumenta o vocabulário e torna-nos mais flexíveis para argumentar.

Ilídio Bartolomeu

 

Sem comentários:

Enviar um comentário