quinta-feira, 29 de julho de 2021

O QUE ME VAI NA CABEÇA!...

 

É muito estranho quando achamos ou temos a convicção de que os anos passam e começam a existir poucas coisas que nos surpreendam! Especialmente depois da Vida nos conceder todos os sinais óbvios de que nunca haverá nada que não nos surpreenda. Situações, experiências, acasos, emoções e confusões que nos trazem à lembrança a memória de que nas pequenas coisas, se encontram sempre motivos que nos levam à surpresa! Mas queremos sempre mais e mais... e mais um pouco... E às tantas o "mais" é tão grande, tão esplendoroso, que apagamos de certa forma a importância das pequenas coisas que tornam essa mesma "grande coisa" tão grandiosa...

Uma praia só é uma praia porque pequenos grãos e gotas de oceano a compõem e cada grão... cada gota... se decompõe em pequenos átomos apenas micro-observavéis... são tão pequenos que nos passam completamente despercebidos... olhamos apenas um céu estrelado, regozijando com a sua Luz, e por vezes não sabemos apreciar o brilho de uma só estrela... que está no local certo, à hora certa para nos proporcionar juntamente com milhares de outras estrelas, esta visão do Universo. Acontece que quando damos por ela... ela já se extinguiu... e a sua luz chega com anos luz de atraso... e tardiamente surpresos...esperamos que ela se apague lentamente e se transforme em poeira cósmica, reiniciando todo o seu processo da sua Criação.

Olhemos a vida com surpresa... com regozijo sim, mas para com todas as pequenas coisas, amando-as tomando-as como as responsáveis pelas nossas Alegrias, pelas nossas Felicidades... porque o amanhã não existe, se deixarmos que a chama se extinga, então teremos de começar tudo de novo!... Que estranho... O que me vai na cabeça!..

Para mim, qualquer hipótese de relação só pode existir se houver verdade! Quer seja de amizade ou amorosa. E verdade é que isso nem sempre acontece! Para dizer a verdade, é raro haver verdade... A verdade absoluta em tudo o que somos, dizemos ou fazemos... E verdade é também que não existem verdades absolutas... Isso seria dogmático! Contudo, continuo com vontade de mudar o mundo... Estará o mundo inteiro certo e eu não?

 É triste aperceber-me que tudo aquilo em que acredito é posto em causa com posturas pouco verdadeiras... ou com verdades ocultas como tenho vindo a verificar em tantos casos! Será normal mentir ou enganar? Será normal omitir? Em que casos? Uns serão mais puníveis do que outros? Ou não serão nenhuns puníveis de todo?... Se calhar estou a dramatizar... E este é um momento extremo... Por favor ajuda-me a não desistir... a não enlouquecer... Serei de facto louco por pensar que podem existir relações de total abertura e verdade? Será assim tão difícil assumir a responsabilidade?

 Fica a questão em aberto! Pode ser que alguém, para além de Ti me consiga ajudar a responder a esta questão!... Obrigado por me desafiares tanto... Ou por me "obrigares" a desafiar tudo e todos... Incluindo a mim próprio!...Não existem relações perfeitas… porque somos imperfeitos! E quanto mais nos tentamos aproximar daquilo que realmente somos, apercebemo-nos de tudo o que não somos, e relembramo-nos de forma mais clara do que realmente Somos... As amizades, tal como as relações amorosas, são combinações de pequenas bolas de energia, que transpiram vibrações que nos guiam nos levam e nos fazem construir caminhos, conscientes ou  inconscientes.

Nós nem sempre compreendemos essas vibrações e ficamos confundidos. Nestas alturas pensamos que nos resta apenas optar por agir conforme a nossa querença, ou o nosso medo... Gostava de não sentir medo, mas este sentimento antagónico, ao mesmo tempo que me fortalece, limita-me e não gosto... Aí, o céu fica mais claro, as emoções mais calmas e eu limito-me simplesmente a adorar. Estimar a mim, e a todos os que me rodeiam da forma mais pratica e simples em que o amor pode ser aplicado. Sem submissões ou culpas.

A humanidade precisa antes de tudo, soltar-se da submissão e de slogans absurdos e voltar a confiar na sensatez da razão

Ilídio Bartolomeu


1 comentário:

  1. De certezas a gente não tem nada. Porque o caminho dessa vida é desconhecido, e só o tempo é que vai mostrar-nos como lidar com cada sentimento

    ResponderEliminar