quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

VALORIZAR É DAR IMPORTANCIA AO QUE É NOSSO!...

 

No rápido ritmo que rege os nossos dias, não são raras as vezes em que nos sentimos confusos a respeito do que merece a nossa atenção  e, frequentemente, confundimos o urgente e o importante. Mas para além dos compromissos, vale lembrar que dar importância não requer esforços robustos. "

"Ignore", "deixe para lá". Passamos a vida toda sendo aconselhados a não nos importarmos nas mais diferentes situações com a nossa sua gente. Recebemos o conselho para não nos aborrecermos por não sermos correspondidos, de coisas aparentemente superficiais. Nesses e noutros vários contextos, dizem-nos para esquecer, não dar importância e seguir em frente.

Existem muitas pessoas talentosas em Argoselo. Algumas fazem vídeos, outras tiram lindas fotografias, outras fazem teatro, pintura e canto. Outras praticam desporto e outras escrevem textos belíssimos. Existem ainda aquelas pessoas que trabalham com artesanato. A diversidade de talentos, é sempre bem vinda. Mas infelizmente a valorização ainda é pouca. Podemos perceber que mesmo as pessoas mais próximas e familiares não costumam valorizar os trabalhos.

Alguns ficam no esquecimento deixando assim o desânimo tomar conta. Devemos criar uma corrente de valorização dos talentos e trabalhos da nossa gente. Não é necessário ser famoso, nem coloca-los nos píncaros, mas podemos partilhar as coisas boas, trabalhos bem-feitos, artesanatos e até aos que se dedicam a outros trabalhos menos honrosos. Quantos de nós valorizamos os talentos de fora e deixamos de lado os da nossa gente. Não custa nada partilharmos coisas boas, curtirmos as páginas dar feedback do que encontramos no  “NOSSO BLOGUE” por exemplo. Se gostarmos de um texto de um nosso conterrâneo porque não partilha-lo? Muitos costumam postar fotos com frases de pessoa famosas e não valorizam quem escreve sobre  a sua terra. Quanta sabedoria existe bem perto de nós.

 Se gostarmos da arte de alguém, devemos dizer a essa pessoa que achamos bom, isso faz com que a pessoa se sinta valorizada e assim poderá melhorar cada dia mais o seu trabalho.
Que tal iniciarmos a partilhar os talentos da nossa Terra? Valorizando pessoas e serviços, da nossa Vila de Argoselo, mais pessoas terão a chance de conhecer os trabalhos da nossa Gente e a própria Vila. Não precisamos ir muito longe para encontrarmos pessoas que fazem a diferença.

Portanto não esqueça de olhar ao seu redor, ver com honestidade todos os que estão próximos, eles também merecem um canto na sua consciência e valorize-os, pois todos gostam de se sentir reconhecidos e nos abeirarmos do bem comum com consideração.

Valorizar e dar importância não é ser pretensioso, mas um pouco de orgulho faz bem, sem pretender faze-los maiores que é  na realidade. Só quem dá o devido valor é valorizado. nós temos as nossas qualidades que devem ser reconhecidas, senão forem pelas pessoas de fora, então  reconheçamo-las nós.

A fragilidade humana de alguma gente de Aegoselo, é grande e a falta de jeito para valorizar o que é nosso, por vezes, leva-os mais a condenar do que a valorizar. Deveríam ser minimamente inteligentes e perceber que essas marcas não podem ser apagadas de ânimo leve.

Valorizar é dar importância a algo ou alguém. Se ninguém te valoriza, valoriza tu mesmo o que conquistas-te  dando o teu verdadeiro merecimento.

Que este Natal nos leve ao encontro daqueles que estão perto e distantes…

Gostou? Curta, partilhe, comente na página onde foi postado. Siga nas redes sociais.

Um bom Natal e um Ano Novo muito próspero

Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário