sábado, 17 de junho de 2023

ESCREVO PORQUE SIM!!!…


Não preciso de justificações, nem necessito defender a minha posição, ou elaborar sobre os motivos. Esta é uma daquelas situações em que o ‘porque sim’ minha gente…

Porque, cada vez que eu digo ‘sim’, acrescento mais qualquer coisa. Cada vez que digo ‘sim’, ofereço algo a quem cá está (e a quem ficará).

Para escrever, basta querer, sentar e começar. Colocar a mão na massa e narrar sobre o tema, é sempre um desafio. Escrever é difícil e, para não fazê-lo, somos capazes de nos iludir sem sequer questionar o motivo. (Não é assim tão difícil)

Não como uma forma de passatempo, mas como uma forma de tornar a minha voz ativa, abrir as nossas cabeças, e principalmente a minha, para os pensamentos que são quase impercetíveis, pensamentos que nos passa na cabeça sem que percebamos o valor.

Foram muitas as vezes em que me senti intimidado e diminuído com o facto de que eu estava interessado em construir narrativas do ponto de vista pessoal. Eu  perguntava-me se fazia algum sentido o que escrevia, se aquilo tinha algum valor para os outros além de mim mesmo, ou se eu não estava apenas a ser autoindulgente comigo mesmo.

Como consolo para a sua e a minha alma, assim eu quero escrever. A escrita desde os povos mais antigos era tratada como uma forma de expressão. Mantendo esse propósito que eu decidi escrever. Como uma válvula de escape para o cotidiano rotineiro e cansativo.

Com meus textos, não quero fazer historia, a não ser a minha própria, narrada por mim mesmo.

Uma  auto terapia, trabalhar os meus conceitos, endurecer o meu caráter, conhecer-me a mim mesmo,  trabalhar todos os meus traumatismos e  as minhas experiências negativas.

75 anos? Tenho  ainda muito que aprender!...

Blog freixagosa

1 comentário:

  1. Estimado conterrâneo
    Gostei de saber que, alguém nascido num aldeia transmontana, tem um blog.
    Também tenho gostado das suas apreciações relativamente à terra que o viu nascer.
    Mas quero discordar e deixar-lhe um reparo em relação a uma afirmação sua: Diz que nasceu em Argozelo mas que é do Estoril. Não concordo. Se nasceu em Argozelo então é de Argozelo ; embora possa gostar muito do Estoril.

    Com amizade

    ResponderEliminar