quinta-feira, 8 de junho de 2023

MANJERICO - A PLANTA DOS SANTOS POPULARES



 

Em Portugal, o manjerico está associado às festas de Santo António e de São João, realizadas em 13 de Junho e 24 de Junho, respetivamente. Segundo a tradição os rapazes compram um manjerico em vaso, para oferecer à namorada. O vaso tem espetada uma bandeira de papel com uma quadra popular, por vezes brejeira.

Mas refiro-me a esta plantinha aromática, cujo parente mais próximo é o manjericão, só porque os manjericos ainda são uma presença, todos os anos em Argoselo.

Por ser um excelente repelente de insetos muitas vezes era exposto próximo de janelas e sacadas também para esse fim.
Precisa de muita luz, mas estando exposto ao sol tem de estar bem regado. A tradição popular tem uma frase indicativa da sua rega - "É regar e pôr ao luar". Para manter a humidade, nas horas de maior calor, deve-se colocar um prato com água debaixo do vaso e diz-se que retirar a água à noite ajuda a prolongar a vida da planta. Mas esta planta é anual, pelo que é difícil manter de um ano para o outro, por mais cuidados que se tenha.

A sua propagação faz-se por sementes, na Primavera. Se queremos plantar os nossos próprios manjericos no ano seguinte devemos guardar algumas sementes.

Para produzir aquele efeito de tufo redondo tão apreciado convém juntar várias plantas.

Mito

Segundo a tradição popular, para sentir o aroma do manjerico deve tocar-se no manjerico com a palma da mão e cheirar a mão, porque cheirar diretamente seca a planta (verdade ou mito a escolha é sua)

Blog Freixagosa



Sem comentários:

Enviar um comentário