![]() |
Porque é a única onde todos os ingredientes são produzidos no nosso concelho!
O trigo que os nossos agricultores colhiam era esplêndido e de primeira qualidade. E ainda há quem se recorde com nostalgia: “das malhadas feitas nas Eiras" os homens com os seus malhos e malhadeiras “esmagavam o trigo e o centeio”.
A Feira da Rosquilha é um exemplo disso: “feita na Vila de Argoselo, a Rosquilha está exposta para venda aos milhares de visitantes que acorrem a esta localidade nos dias, 5 e 6 de Abril de 2025 ” – avançou o Presidente de Freguesia.
A rosquilha de Argoselo simboliza “a amizade entre as pessoas” e o “relacionamento entre os familiares”. Muitos dos habitantes que «fugiram» destas paragens para outras localidades recebem-nas e “lembram-se das suas raízes.”
Como diz o povo «cada terra tem o seu uso e cada roca tem o seu fuso» e “nós aqui temos a Rosquilha que pode ser considerada um símbolo pascal”. O ovo – um dos elementos para a feitura da rosquilha - “tem em si um conteúdo de vida que está dentro da casca. É o símbolo da Ressurreição de Cristo. O ovo parece que está morto mas tem vida e a Rosquilha sem ovo não é Rosquilha””.
O Azeite do melhor do mundo, porque o micro-clima (do Rio Sabor) permite afastar as pragas e obter um azeite suave e macio, com acidez notável.
A linguiça e as carnes gordas que derivam da tradição do fumeiro e da matança do Porco... e finalmente os ovos (caseiros veem) diretamente do galinheiro.
Quem quer Rosquilhas boas vá... à Feira da Vila de Argoselo...
Blog Freixagosa
Eu estou lá para comer porco no espeto
ResponderEliminarOlha que tens que pagar para comer
ResponderEliminar