sábado, 5 de abril de 2014

OS TERRÍVEIS EFEITOS DA PREOCUPAÇÃO…


Podemos considerar a preocupação como uma fonte direta de dores de cabeça, insónia, úlceras, paranoia, desordens de ansiedade, depressão e fobias. Acredito que na área do stress a preocupação é uma fonte indireta de desordens que envolvem o sistema imunitário, como o cancro. Podemos até literalmente preocuparmo-nos até à morte. Por exemplo, quando a preocupação conduz à depressão e quando esta se torna profunda, o nosso sistema imunitário fica enfraquecido até ao ponto que uma mera constipação pode tornar-se num grande problema de saúde. Sentimo-nos deprimidos, ansiosos, irritado, chateados, como se nós e só nós estivéssemos destinados a sofrer. Vamos então a parar de pensar sobre o que está incorreto e aquilo que nos preocupa na vida, e proponho que nos focalizemos na criação de respostas de utilidade que ajudem a tranquilizar.
A preocupação estabelece uma relação forte com a ansiedade, incluindo ainda pensamentos e imagens de fúria. Isto é o mesmo que dizer que nos preocupamos com coisas que tememos vir a acontecer por muitos anos como algumas pessoas nos querem fazer crer. Neste exato instante, muito poucos querem ouvir mensagens que tenham a ver com austeridade. O nosso país já está coberto pelo medo. O que nos espera são mais medidas dolorosas para os portugueses a todo o momento, e a economia cada vez mais displicente. As pessoas dizem: “Não dá para aguentar mais” enquanto empobrecem muitos portugueses, alguns enriquecem através de algumas práticas fraudulentas contabilísticas e dispensando milhares de empregados. Enquanto isso constroem enormes pés – de- meia para si próprios e asseguram riquezas astronómicas.
Fica muito difícil engolir os discursos políticos do governo que tudo está melhor, e o que nós vemos: é que tudo está pior. Em todas as eleições pregam renovação e mudança. O que nos deparamos sempre é com palavras usadas, formando chavões batidos que não se materializam depois, e assim fica tudo na mesma. Mudança implica prática política, visão administrativa somada ao máximo respeito pelos portugueses, para quem se propõe mudar o País.

Preocupação definitivamente inclui pensamentos e imagens de fúria, dado que neste tipo de pessoas a ansiedade é transformada em raiva e cólera, quando vêm dizer: que vão baixar a carga fiscal no ano 2015 através do imposto do iva, e ao mesmo tempo impõem mais austeridade de dois mil milhões de euros aos portugueses. Ora, nestas situações proponho mesmo que faça uma reflecção e relaxe; a vida são dois dias…e com certeza as coisas irão melhorar…


Ilídio Bartolomeu 

Sem comentários:

Enviar um comentário