sexta-feira, 9 de setembro de 2016

FESTA DA AMIZADE BAIRRO DE BAIXO 2016


A gestão e conhecimento têm vantagens para organizar, bons eventos. Nada disto acontece e nem resulta apenas através de enormes programas há pequenas coisas que os organizadores podem fazer a fim de produzir bons resultados, é o que tem acontecido na festa da amizade
 intitulada “Os PELIQUEIROS” em que O Bairro de Baixo tem levado à prática desde há uns anos a esta parte” para honrar os seus antepassados que foram pessoas com aspirações, com talento, com esperanças e sonhos, tiveram sucessos e dificuldades, e pelo seu trabalho duro, dedicação e sacrifícios, têm-lhes prestado esta homenagem para imortalizar esta comunidade “PELIQUEIRA”.
Na necessidade de uma boa coordenação entre as diversas ações que dão forma à festa dos “peliqueiros”, quero realçar que, apesar do que é dito e do que pode parecer, esta festa não passa essencialmente pela grandiosidade, mas antes por fatores humanos e culturais.
Lembrar os antepassados é dar-lhes o respeito e o reconhecimento que merecem. Isto permite viver neste mundo, sob a forma de memórias histórias e lições que a vida pode nos ensinar. Todo o mundo quer ser lembrado, e não há razão para acreditar que os nossos antepassados seriam diferentes. Há muitas maneiras de recordar os nossos antepassados, e esta festa convívio com um cartaz repleto de tradições como: teatro, jogos, exposições e outras representações que o autor e realizador, Domingos Ferreira e toda a sua comitiva de atores têm proporcionado bons momentos de rizadas a toda assistência e não é pouca.
Neste âmbito, quero felicitar toda a gente do Bairro de Baixo da maneira carinhosa como têm aderido e colaborado com os promotores desta iniciativa ímpar em Argoselo. Perdoem-me se não mencionar todos/as voluntariosos/as; Atores Domingos e irmãos/as Ferreiras, Tânia China, todos/as mordomos e o Nuno Granjo grande amigo de Argoselo. No final, como é costume, nomeia-se a nova comissão de festas para o ano 2016, e posso garantir pelo menos é o que se constata, todos os anos há sempre novidades.
Mais uma vez, agradeço a todos os promotores desta iniciativa por tudo o que tem feito pela nossa terra em especial pela comunidade peliqueira! Vocês são realmente uns entusiastas pelo que fazem. Até podiam ser uns mercenários como muitos que por aqui existem, mas a vossa sabedoria, a vossa humildade e honestidade, fazem de vocês uns homens únicos e diferentes. Quero dizer-vos que, um dia esta nova geração ou outra que virá, vão reconhecer-vos o que tem feito pela comunidade peliqueira, que afinal eram os vossos bisavós, avôs, pais e toda a família relacionada a estas atividades, dedicando-lhes tanto amor e paixão. Mas não disse porque penso que já todos sabem. Deve-se a vocês, nestes últimos anos, a grandeza e a qualidade com que tem sido divulgada e projetada a comunidade PELIQUEIRA E ARGOSELO. Vocês são a prova decisiva de que santos da casa também podem fazer milagres. Eu, só vos posso agradecer de todo o meu coração, o meu muito obrigado, pelo excelente contributo que têm dado à Nossa terra Argoselo…
Sem antes de finalizar, quero dar os meus verdadeiros parabéns, não pude assistir à vossa festa por motivos de mobilidade, mas sei também que foi espetacular este ano, aproveito para dizer: se precisarem de algo dos meus serviços, podem contar comigo.

Abraços a todos

Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário