sexta-feira, 2 de setembro de 2016

AS FEIRAS EM ARGOSELO


Em Argoselo realiza-se uma feira todos os dias 23 de cada mês do ano. Já foi verdadeiro acontecimento de relevo na vida da população de Argoselo.
 De facto, antigamente a feira constituía importante fonte de abastecimento dos lares onde se encontrava de tudo.
 Mas o cenário foi mudando: surgiram os pequenos estabelecimentos da aldeia onde normalmente também se vendia tudo o que era essencial.
.Depois o desenvolvimento económico e social, sobretudo nas últimas três décadas, trouxe outra realidade: surgiram os mini e os supermercados, mais tarde os hipermercados na cidade de Bragança que, a par da melhoria nas acessibilidades, vieram alterar muito os hábitos. A feira está hoje longe dos tempos gloriosos de outrora e quanto mais pequeno é o meio em que se realizam pior.
Argoselo, para além da feira mensal (mesmo sem o fulgor de outros tempos) também promove a feira anual da Rosquilha.
Coincidindo com a elevação a Vila e as Festas da Pascoa, a diversidade marca esta Freguesia do concelho de Vimioso, onde há onze anos com a participação de vários expositores mostram os produtos e sabores de Argoselo e concelho, nomeadamente azeite, mel, enchidos, frutícolas, cutelaria e artesanato, sendo a marca em destaque a Rosquilha. Também não falta muita animação onde faz parte do programa com música tradicional, folclore e banda de música.
Com a realização desta feira durante dois dias, segundo a Junta de Freguesia pretende dar visibilidade e gerar oportunidades de negócios para os produtores agrícolas e artesãos locais e da região, possibilitando, desta forma o desenvolvimento do setor primário e, simultaneamente, promover os seus produtos.
Este objetivo é dar vida à nossa Vila e gerar mais-valias para a comercialização dos seus produtos.
Esta é aposta da junta de freguesia em criar outros eventos similares que gerem o interesse de quem visita a Vila de Argoselo.


Ilídio bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário