quinta-feira, 13 de abril de 2017

CLUBE DE FUTEBOL DE ARGOSELO PRESTES A FAZER O SEU 42 ANOS DE VIDA…

Clube Futebol Argoselo
No próximo dia, 14 de maio 2017, o Centro Cultural Desportivo Minas de Argoselo faz 42 anos de aniversário. Este vai ser o ano e a melhor forma de não passar despercebido e incógnita, a sua fundação oficial, uma das mais populares e prestigiosas coletividades desportivas. Embora reze a história que em maio de 1975 tenha sido fundado o Clube de Futebol de Argoselo, por sugestão dum grupo de pessoas, que trabalhavam nas minas, como Sr. Augusto Manco, com a minha divídua homenagem, o Sr. João Manuel Martins e outros que eu não me lembro dos nomes, para o qual peço mil desculpas.

 O primeiro Presidente do C.C.D.M.A. foi justamente o Sr. João Manuel Martins, sucedendo-lhe depois outros, como por exemplo, o Sr. Domingos Ventura, e aqui fica também a minha homenagem, e por ignorância minha continuo a pedir as mais sinceras desculpas por não saber os nomes dos outros, e então para não estar para aqui inventar nomes, o melhor é ficar assim.
Dirão também; porque não foste saber? Direi eu: quem de Argoselo é capaz de me informar? Sinceramente eu não sei, mas se alguém de hoje para o futuro, estiver disponível para tal função, seja para que assunto for, que me dê o seu contacto, agradecia para um melhor esclarecimento do que se vai passando na nossa Vila. Não é a primeira vez que faço este apelo!...

Depois de ligeiras alterações estatutárias, foi definitivamente inscrito em 1987 na AF Bragança e respetivamente na F.P. F.  com o mesmo nome, usando o seu equipamento Verde e Branco, o emblema, uma bagona desenhada em traços verdes, com uma bola verde e branca rodeada com as inicias do Clube
Como disse, a sua primeira Direção foi presidida por João Manuel Martins, e outros que por razões que citei acima, não sei os nomes. Finalmente a atual Direção é presidida pelo Sr. Presidente Sr.Tiago Daniel Gonçalves Machado, tendo como treinador o espetacular o Sr António Forneiro.
Não cabe de perto ou longe neste apontamento, o que foi e o que tem sido a vivencia deste glorioso Clube de Futebol em 42 anos de vida.
O Emblema do Clube




O Argoselo detentor de 4 títulos, já muito que solidificou a sua posição no futebol distrital, da AF Bragança Divisão de Honra. Nestes últimos seis
se com o técnico Fernando Teixeira, treinador que comandava a equipa nesta altura 2009/2010, pena foi que na final da Taça Distrital, o Argoselo perdesse, 0-2, com o Mirandês para que tivesse sido uma época em cheio, ou seja a dobradinha.

É claro que apesar da conquista do título, o clube não quis assumir a subida, pela razão de não terem verbas financeiras sustentáveis.

Depois seguiram-se mais três títulos e uma Taça, esta em – 2013/2014 sob o comando de um grande técnico de seu nome António Forneiro, troféus conquistados em –2011/2012, 2014/2015, neste último, como já não podia fugir da disputa do Campeonato de Portugal Prio, lá se arranjou financiamento através da colaboração da Camara de Vimioso, para que a equipa pela primeira vez disputasse o Nacional.

A verdade é que no final da época não houve como fugir à despromoção, “Glória e Queda”, mas ficou com a experiência, e ganhou capacidade para uma nova organização de ensaio para próximas competições Nacionais e Distritais.
Não demorou muito para que novamente ganhasse a divisão de Honra, para tornar mais uma vez competir o Campeonato Nacional de Portugal Prio - 2016/2017, só que desta vez o técnico António Forneiro e todo o Staff, querem ir mais longe; ganhar a Taça da AF de Bragança, que se disputa entre Argoselo e Sendim em maio, e fazer pela primeira vez a tal dobradinha que lhes tem escapado alguns anos.
Com esta pequena e muito limitada resenha sobre a vida do quadragésimo segundo aniversário da popular coletividade, numa altura em que o desporto em especial o futebol, anda por outro parâmetro de valores, fica o registo, talvez único, de alguém que por alma e coração, se sentem ligados ao Clube de Futebol e se possível desejar-lhes longa vida.
Se no mundo do desporto o Clube de futebol Argoselo, foi sempre grande entre os maiores dos Distritais, que até faz inveja a muitos clubes, no aspeto cultural, as comédias realizadas pelos nossos atores de Argoselo, também têm sido palco de grandes palmarés.
A todos, sem exceção, apesar de me renegarem o direito de ser o sócio número 42, os meus parabéns. Posso explicar se eventualmente o Sr. Presidente do Clube de Futebol atual, assim o bem entender e estiver interessado do que se trata.
Bons sucessos desportivos…


Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário