sexta-feira, 24 de novembro de 2017

AMIGOS ARGOSELENSES...

Pessoalmente, gosto muito deste Largo da Praça onde se encontra, em pleno centro de Argoselo a Capela do Senhor do Bonfim e a casa dos meus pais, onde concretamente a minha querida mãe no dia, 18-7-1947 acabou de me dar vida. Aproveito a ocasião para lhe agradecer, nem sempre nos lembramos de o fazer.

Mas não é da minha data de aniversario que vou falar, mas sim do valor histórico deste Largo em Argoselo.

Desde as minhas brincadeiras de infância, até ao ano de 1965 já jovem, confesso que foram anos onde passei momentos bons e outros menos bons, depois vim para o Estoril em abril de 1965.

No ano seguinte em agosto, vim de férias a Argoselo dois dias, nessa altura eram só os que tinha direito, foi em 1966, já lá vão uns anos, confesso que gostei, fiquei com boa impressão, muita gente jovem, terra de gente acolhedora enfim uma terra Transmontana.

Entretanto la casei em 1972, e sigo o progresso de Argoselo atentamente desde então. Com o passar dos anos não deixei de gostar desta terra, mas tenho alguns ossos atravessados na garganta. Tenho algumas perguntas sensíveis, alguma dificuldade se não mesmo muita a entender este Povo. Mas como sempre fui sensível, nunca me atirei aos lobos como por vezes se diz. Entretanto chegaram tempos difíceis, críticos, de mudança e acima de tudo, tempos para refletir.

Primeira reflexão; deixei Argoselo com 14 anos, conheço muitos sítios do País e em todas estas localidades nunca encontrei um Povo tão desunido como o Povo Argoselense. A união faz a força, proverbio bem conhecido e bem verdadeiro.

Segunda reflexão; agora pergunto-me; como foi possível que um Povo como o de Argoselo, riquíssimo em Historia, deixar que a própria historia não lhes fosse favorável. Como foi possível de Grande Aldeia a Vila de Argoselo, chegarem a estar "submissos” a Vimioso. A única desculpa ou atenuante que aqui encontro, é que a Historia também se engana. A Historia nunca pudera ser “Apagada”, mas pode sempre seguir outro rumo, assim haja vontade em unir esforços, UNIR...digo eu...

Pessoalmente, quando converso com a maioria dos Argoselenses acerca desta Vila, o veredito é Fatal....mas que Vila, a gente não tem feito nada pela terra, não querem saber, querem saber é de Vimioso.....Aqui encontro duas saídas...A Ignorância ou a ignorância...Quando nasci, não nasci para julgar ninguém e nunca o farei, nunca tive aspirações a ser juiz, gostaria de ser muito rico...Agora pergunto-me; porque não aproveitamos o fato de termos nascido em Argoselo para promover a nossa Terra??????

 Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário