sábado, 17 de fevereiro de 2018

VIVENCIAS ENTRE FAMILIARES PODEM SER TRANSMITIDAS AOS FILHOS…



A forma como as famílias gozam férias, vivem os fins de semana e se comemoram os aniversários ou outras datas festivas, revelam aspetos importantes de espírito e cultura familiares, São vivências que se absorvem enquanto crianças e perduram, por norma, na idade adulta. É da natureza humana reviver o que um dia já o fez sentir-se bem, confortável, seguro, satisfeito e feliz!

A tradição é o ato de transmitir lendas, factos, costumes e hábitos, durante um longo período de tempos. Assim, no contexto familiar, pode-se dizer que a tradução é a cultura de uma família. E esta cultura pode definir-se como um conjunto de padrões e de comportamentos. Independentemente do nível financeiro, todas as famílias têm as suas tradições, a sua herança cultural, transmitida de geração em geração.

As famílias eficientes, evidenciam porque é que é importante preservar as tradições familiares, e o que esta preservação representam. Em primeiro lugar, as tradições ajudam a uma unidade forte, que se adoram mutuamente, que se respeitam e que se honram uns aos outros. Para além disso, as tradições permitem reforçar a ligação da família e, que por sua vez, proporciona mais integração, amparo, compreensão e sentido de pertença. O cultivo das tradições familiares de geração em geração é como que uma renovação da energia emocional, a constituição de um elo positivo com o passado.

 É tão frequente que cada um de nós, se recorde em idade adulta, de coisas que vivemos, as experiencias quando éramos crianças, que nos marcaram de forma determinante. O que é que nos pode acontecer muitas vezes? É tentarmos reproduzir e transmitir essas experiências aos nossos filhos e sobrinhos, na tentativa de que tenham os mesmos sentimentos que outrora tivemos. Só assim poderá gerar a passagem de sentimentos, de experiências, de heranças familiares entre gerações.

Todos estes fatores contribuem para a pluralidade cultural, composta por crenças, festas, tradições, memórias, costumes amizade e convívio, ou simplesmente recuperar um reacender de histórias vividas que integram a cultura de um povo.

Será pertinente perguntar aos Argoselenses se haverá algum deficit na transmissão destes fatores aos seus filhos???...

 

Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário