terça-feira, 4 de setembro de 2018

JOVENS, QUE FUTURO QUEREM PARA A VOSSA TERRA?

Gente que ainda tem que vir e possa reunir uns jovens, que tenham estudos (educação) claro, das mais diversas vertentes educacionais, humanas ou biológicas, pode conversar e anotar os pontos principais da conversação em tópicos e veja o que é a prioridade para o Concelho de Vimioso, que seja interessante para a sociedade de forma humana, não egoísta, mesmo que o egoísmo seja uma característica humana, pelo menos façam uma reforma bem estruturada.

Falando concretamente, Argoselo está Velho e só esses jovens podem ser capazes de dar um futuro. Deixar o futuro nas mãos deles, é claro com alguma supervisão, não venham eles também a descambar porque jovens sem maturidade para resolver inúmeras coisas, só com o tempo e experiência de vida serão capaz de fazer. E porque acredito que a inocência desses prováveis jovens, que não tiveram ainda tempo de se corromper, haverá muita coisa que precisam mudar, por exemplo: serem capaz que muita gente seja mudada de mentalidade.

 Os gritos de indignação seletiva, que abafaram o debate de ideias nos últimos tempos, tanto no âmbito da política formal, quanto no espaço das redes sociais, poderiam dar a falsa impressão de que somos incapazes de estabelecer um diálogo qualificado e construtivo. Isso não é verdade. O Concelho de Vimioso dispõe de gente preocupada com os rumos, que ele leva, quando há pessoas com ideias e projetos que podem colocá-lo nos eixos. Sem milagres, com propostas concretas, elaboradas a partir de experiência e estudos. E mais ainda, sem palavras de ordem. Sem ofender os que pensam de modo diferente. Esta vontade reúne algumas pessoas para tratar de áreas fundamentais para o interesse do Concelho. São especialistas e intelectuais de alto nível, com bons propósitos, detentores de senso de responsabilidade com relação aos caminhos que nosso Concelho pode e deve trilhar, e que oferecem aqui sugestões sólidas para o “futuro que queremos”. Um livro para todos aqueles que acreditam que é possível.

 Incentivando ações destinadas a ajudar as pessoas e as aldeias a avançarem em direção a uma economia mais suscetível de criar mais empregos, gerar maior prosperidade, reduzir a pobreza e assegurar que todos possamos viver em comunidades dignas e seguras, melhorando a forma como gerimos os desafios do desenvolvimento sustentável a nível do nosso Concelho.

A iniciativa "O futuro que queremos" utilizará tecnologias de comunicação modernas, designadamente os meios de comunicação social e a Internet, para promover a participação de pessoas de todo o Concelho num diálogo sobre o tipo de futuro que desejaríamos para a Vila de Vimioso e neste caso também a Vila de Argoselo, Aldeias e Bairros. Mas é necessário todas as pessoas saberem, também, o que desejam aqueles que não têm acesso à Internet.

 Os promotores para o diálogo da iniciativa "O futuro que queremos" contém sugestões sobre a forma de levar às pessoas de todas as idades e de todo o Concelho a participarem neste diálogo usando as ferramentas de que dispõem. Enviem as vossas ideias sobre aquilo que o futuro poderá ser na vossa Aldeia mais sustentável, especialmente no vosso caso e no caso da vossa família e vizinhos. Sejam realistas quanto aos problemas que estão a enfrentar e têm de superar. Mas também demonstrem esperança e uma atitude positiva e construtiva  enviem-nas para Rede Atalaia no Facebook

 As ideias podem ser apenas vossas ou surgir no contexto de projetos realizados, reuniões comunitárias, grupos sociais ou inquéritos informais à vossa comunidade. A decisão é sempre vossa. 

 Imaginem que, em 2025, a vossa comunidade, Aldeia ou Bairro é o sítio onde desejam continuar a viver ou onde a vossa família deseja estar a viver. Que aspeto tem? O que está a vossa comunidade a fazer para lidar com questões como a água, a energia, o saneamento, o emprego, a saúde pública e a segurança? A vossa comunidade reflete a vossa cultura, os vossos valores e as vossas tradições. Não tem necessariamente o aspeto que têm hoje outas comunidades de outras Regiões do Pais. A vossa é única e especial no vosso sítio em que vivem com a vossa família.

 Ilídio Bartolomeu


Sem comentários:

Enviar um comentário