sábado, 15 de junho de 2019

ESCREVER É UMA FORMA DE AJUDAR OS MAIS DESATENTOS...


Muita gente perguntará, mas porque escreve tanto esta pessoa e só sobre Argoselo? Meus amigos, por que a escrita é o que me salva do meu terrível destino de viver mudo. A escrita é o que me traz de volta à superfície, é mão que se estende por muitos quilómetros se necessário para argumentar, não importa o que escrevo, porque a escrita se faz e se desfaz.

Escrevo porque me sinto bem, sinto um recebimento pelas palavras, frases textos e afins. Escrevo porque não sei expressar-me por palavras, os meus dedos entendem-se e escrevem o que sinto, o que me sufoca, às vezes tristezas e outras das vezes felicidades. E depois o que escrevo é como se tudo fosse um turbilhão de sentimentos que me asfixia, ou como se descarregasse tudo o que me vai na alma, nas minhas palavras. Por mais desajeitadas que sejam, são os meus sentimentos, as minhas vontades e a minha vida.

Enfim, escrevo porque me sinto bem, faz bem e sempre fará bem! outros que não escrevem, tenho a certeza que já tentaram, pelo menos uma frase, ainda mais quando sofrem por não saberem escrever. Eu, desafio a que peguem uma caneta e um papel e escrevam tudo o que sentem. Vão ver como se sentirão melhor, livres é claro! Escrever é viver através das palavras… das vossas próprias palavras…

Escrevo por dois motivos, sendo um deles o gosto pela escrita. O outro motivo, é triste dizer; mas nem toda a gente tem jeito para se expressar por palavras, eu estou nessa lista. Portanto escrevo o que não consigo falar, expressar! Na escrita parece que tudo, sai tudo que está dentro de mim.

Através da escrita, acredito que não só eu, mas a maioria das pessoas, encontre ou busque encontrar num pedaço de papel e um lápis uma espécie de válvula de escape, pois através disso, é possível colocar para fora o que muitas vezes eu preciso dizer ou fazer, porque não consigo falar o que fica entalado na garganta, porque não sai. Então aqui tem que entrar a escrita. Para mim, ela é usada no Blogue São Bartolomeu Freixagosa, para desabafar, denunciar e informar o que de bem ou menos bem acontece em Argoselo. 

 Escrevo para comunicar com todos, e com o mundo, escrevo para expressar as minhas emoções, enfim escrevo porque há dentro de mim um bichinho que me exige isso, é verdade que muita gente dirá que não faço isto muito bem, mas quero chegar lá. A vida é assim!... e assim fico aliviado…

Escrever, é uma forma de tornar o dia a dia mais leve. Em busca de alívio e desabafo, a escrita tem função terapêutica para quem resolve derramar emoções, organizar melhor o pensamento, dificuldades e atitudes cotidianas e refletir com mais profundidade sobre factos passados ou simplesmente libertar sensações ruins, são algumas das possibilidades que registo para quem se aventura em busca de mais bem-estar comum.

A escrita faz-me, por exemplo, com que rememore situações antigas e as reconstrua. Também permite reinventar, criar desfechos e refazer as situações passadas de maneira distinta. A distância para a situação ou a vontade de assinalar, exige um processo de compreensão. Escrever de forma livre, dá a quem deseja utilizar a escrita como forma de terapia. É importante estar sempre preparado, com aparatos tecnológicos ou só com caneta e papel no ainda preferido caderno para o ato de escrever. Escrever pode ser uma excelente forma de eu mostrar ao Povo de Argoselo o que não está bem.

 Mas quando eu morrer e não tiver convencido ninguém, é porque a minha vida foi um êxito…

Ilídio Bartolomeu



Sem comentários:

Enviar um comentário