quarta-feira, 3 de maio de 2017

A MINHA OPINIÃO


Os Argoselenses têm todas as razões para fazerem as suas críticas durante quatro em quatro anos, dizendo que não fazem nada pelo povo e que só olham por eles. Mas depois, o que fazem num só dia? Nada para inverterem a situação... Ora, então vá-se lá saber, porque fazem tantas críticas, quando querem que tudo fique na mesma.
Entretanto, durante 364 dias, chove elogios ao São Bartolomeu, para depois num único dia, encherem as redes sociais de críticas, porque: a festa não teve um bom conjunto musical, o fogo não prestou e foi pouco, porque na missa não havia som e nem se ouvia, não fazem obras no recinto e que a Comissão de Festas é uma incompetente. Aqui sim!... os Argoselenses exigem que se faça num ano, o que se já podia ter vindo a ser feito há muito anos…

É que gostava de saber se estes mesmos críticos, reparam para um casarão no Centro da Vila, nas ruas sujas e imundas, nos caixotes do lixo abarrotarem, nos jardins, na água das torneiras que bebem e se lavam, a final o que fazem para exigirem uma solução a tudo isto? Zero…satisfeitos com a situação para continuarem a criticar os mesmos.

Uma das coisas mais complicadas que existe é saber como fazer críticas, que nem sempre são bem aceitas, e que nem sempre são adequadas ou bem-feitas. Não se pode acreditar em tudo aquilo que se lê. Uma crítica sempre representará uma opinião pessoal. Uma opinião, que poderá ser considerada válida ou não.

Há que anotar que gosto é algo muito subjetivo, dependendo da maneira com que se encara a crítica. Assim, algo que alguém considera errado e desaprova, outro alguém poderá achar uma maravilha, razão pela qual toda e qualquer crítica deverá ser sujeita ao crivo pessoal de cada um, assim como quem lê deverá sempre procurar fazer uma média com seu próprio julgamento, pois ninguém é dono absoluto da verdade. Devemos tomar cuidado, seja para fazer, seja para receber, seja apenas para ler alguma crítica, sempre tendo presente que existem diferentes tipos de opinião.

As criticas que têm sido feitas à festa de São Bartolomeu, até podem ser consideradas construtivas, sendo feitas com o sentido de apontar alguns defeitos. Ao lermos e se examinarmos bem, se encontramos alguns erros, vamos aponta-los aos autores para os corrigirem e aperfeiçoarem melhor, deixando claro que o objetivo é o de apenas corrigir a falha encontrada, sem entrar no espírito da questão. Estas críticas devem sempre ser feitas no sentido de ajudar, e não de destruir, visado unicamente dizer que as pessoas não entendem nada daquilo que fazem, que o seu trabalho é de péssima qualidade. Ora, isso sempre representará um julgamento pessoal, e jamais deverá ser feita em termos duros, como que dizendo que não sabem fazer nada, são todos uns incompetentes.

Quando se fazem criticas por qualquer coisa que tenha sido feito e se encontram por vezes algumas falhas, deveremos saber analisar primeiro, antes de passar a uma crítica considerada pessoal, entendendo também que estará a ser refletida uma opinião pessoal. Não deveremos elogiar por palavras muito favoráveis, nem desistir de as dizer, quando está algo menos bem. Sempre será interessante procurar fazer uma média, pesando essas opiniões com outras, para assim procurar chegar a um consenso. Sempre existirão opiniões diferentes sobre uma mesma coisa.

Saibamos pois, aceitar as críticas e, cientes de que também nós não somos detentores da verdade absoluta, saber que os defeitos apontados, aos outros, talvez os tenhamos nós mesmo, e assim poderemos corrigi-los, sempre procurando melhorar
Portanto, peço aos críticos, quando forem analisar um trabalho que os desagrade, apontar este fato como uma opinião pessoal, não é nada agradável, mas procurando sim transferi-la para um consenso geral.
Benefício com que certamente todos concordarão, é referente ao prazer que nos propicia um lindo dia, que poderá não ser lindo para todos..

É muito fácil criticar alguma coisa que outros fizeram…
O difícil é fazer melhor…

Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário