terça-feira, 2 de maio de 2017

ALVISSARAS EM TROCA DO SEU VOTO!... SÓ COM UM NÃO…


O voto deve ser a manifestação livre de cada cidadão, por isto precisamos votar de maneira livre e consciente. Costumam dizer que “cada povo tem os representantes de Junta, que merece! Será realmente? Nem todos devem pensar assim, e realmente acredito que nem todos os Argoselenses pensam assim.
Domingo dia, 1 de outubro, é dia de realizarmos a nossa escolha. Estamos diante de uma eleição na qual elegeremos a nova Junta de Freguesia e um novo Presidente da Câmara, além dos representantes das Assembleias Municipais.
O momento é extremamente importante para a Vila de Argoselo, e para toda a população. É preciso escolher bem, analisando seriamente a história de cada candidato e, especialmente, votar em candidatos que respondam aos anseios de toda a gente e, que não tenham contas a ajustar com ninguém.
Diariamente tem sido apresentado um novo cenário, novo enredo, e novas promessas, porém os atores são os mesmos. Muitos discursos e muitas promessas são renovados. Agora é hora de refletir, analisar e julgar. São muitas as cenas as personagens, o palco sempre igual e, assistimos sempre com a mesma tanga dos atores
Faço uma pergunta a todos os leitores, será que no domingo os eleitores: vão recordar em quem votaram? Vamos lá, façam um esforço. Lembram-se? Caso ainda lembrem, recordem as promessas que os vossos candidatos fizeram? Tem notícias dessas promessas se transformarem em projetos, ou em ações?
Faço-lhes uma nova pergunta: no domingo,, quando forem exercer a vossa cidadania, o vosso direito de voto, livre e soberano, será que vão ou o farão com consciência? Ainda têm tempo de pensar. Que tal iniciar agora uma análise sobre cada candidato, principalmente aqueles a quem ajudaram a eleger há quatro anos. Ainda se lembram do que eles prometeram? É possível que sim.
Os eleitores devem ter algumas preocupações quando for exercer o direito de voto. Dentre as preocupações, podem destacar: Uma, votar em candidatos que lhes mereçam confiança. Duas, não votem em quem tenta comprar o vosso voto. Fique atento!

Quando efetivamente exerceremos o nosso direito de voto livremente? Quando teremos eleições livres e limpas? É preciso reagir e mostrar que a eleição se faz com propostas, projetos e principalmente, compromissos com a ética e a verdade. É preciso despertar nas pessoas a consciência para a valorização do voto, pois o voto não tem preço, tem consequência.
Através da minha escrita, tenho tentado alertar os Argoselenses, para a necessidade de exercer o direito do voto. Muitas das pessoas respondem-me, que não vão votar, outras que não vale apena votar! No mesmo instante respondo e digo-lhes da importância do voto, argumentando que é fundamental exercer o direito de voto, participar da vida eleitoral da nossa Freguesia, escolher os nossos representantes, contribuir na escolha do novo Presidente da Câmara Municipal para todas as Freguesias do Concelho. Finalizando dizendo-lhes: “vamos exercer a democracia através do voto”

É o momento de refletir, meditar, e principalmente de exercer a cidadania. Não esqueçam que o vosso voto é a vossa arma, aos candidatos que irão apresentar-se no dia, da eleição tentando comprar o seu voto, devem denunciar e não votar! Digam a eles: o meu voto não tem preço! O meu voto é consciente. Sejam cidadãos. Escolham de forma consciente e tenham uma história da qual se podem orgulhar.

Portanto, finalizo com estas palavras que alguém um dia disse: “como sei pouco, e sou pouco, faço o que me cabe. Sabendo que não vou ver o homem que quero ser”
Para o bem de todos! Façam uma boa escolha, nesta situação, está o vosso futuro e a dos vossos filhos…


Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário