domingo, 15 de fevereiro de 2015

CARNAVAL EM ARGOSELO


O Carnaval, é uma festa celebrada de forma diferente em vários locais. O Carnaval ao contrário do que possamos pensar, é mais do que uma altura do ano em que reinam as palhaçadas e brincadeiras.
Existem duas teorias fundamentais quanto à origem e significado da palavra Carnaval. A primeira atribui à palavra Carnaval uma origem profundamente religiosa, com um significado quase oposto ao da diversão, brincadeiras e malícia a que a associamos atualmente. "Carnaval" ou "Terça-Feira Gorda" é último dia do 

calendário cristão em que é permitido comer carne, uma vez que, no dia seguinte, inicia-se a Quaresma.
Muitas das celebrações carnavalescas são bastante mais antigas do que a própria religião cristã, tendo sido alvo de diferentes manifestações ao longo da história. No fundo, todos os carnavais são memórias das festas dionisíacas da Grécia Antiga, dos bacanais de Roma e dos bailes de máscaras do renascimento.
As tradições carnavalescas específicas no nosso país são um misto de paganismo e de religiosidade; assim, a par da preparação para a Quaresma, o carnaval em Portugal tem muitos rituais pagãos ligados a celebrações da natureza, sobretudo de recomeço da vida purificada na primavera, com a morte das culturas antigas e o germinar das novas. Por isso, enraizado em vários locais de se faz o (Enterro da Velha), para depois se celebrar a vida, com danças, palhaçadas, cortejos e música.
Em muito locais, associado ao Enterro da Velha, surge um julgamento, que funciona como sátira à imposição eclesiástica de abstinência e jejum durante a Quaresma. As origens destas celebrações vão perdendo-se no tempo.

Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário