domingo, 10 de maio de 2020

RECOMEÇAR É QUERER E QUERER, É PODER


Quando a vida pede para que comece tudo de novo e reconstrua a sua vida a partir do zero, em vez de entrar em pânico e olhar para a coisa toda como uma punição, em vez de permitir que o medo o paralise. Tente olhar para a experiência como um novo começo. Como uma nova oportunidade para criar a sua vida numa fundação mais forte e saudável. Uma nova oportunidade, para começar tudo de novo e mostrar ao mundo o que tudo é possível.

Nem sempre é fácil tomar esta decisão. Particularmente no caso das pessoas que fizeram carreira numa determinada profissão e que por razões ligadas à sua própria insatisfação ou por motivos externos ligados a processos de reestruturação se vêm confrontadas com o dilema de encetar uma nova carreira.
Definir uma nova carreira ou escolher um outro emprego depende, sobretudo, do seu autoconhecimento e do que considera serem os seus objetivos de sucesso!
O risco e a inovação são fatores indispensáveis para quem está disposto a conquistar uma vida nova. Fazer sempre o mesmo, dia após dia, não está no roteiro das pessoas que realizam sonhos e conquistam novos horizontes. A necessidade de controlo e o medo de mudança andam juntos, mas podem ser trabalhados e superados a fim de conquistar a coragem necessária para alcançar os seus objetivos.

É necessário arriscar mais em questões simples. Solte-se, deixe-se levar, coloque-se em situações nas quais se sente pouco confortável.
Tudo na vida tem começo, meio e fim. E a vida não se encerra nem aos 50 anos. Esse é um momento para alcançar a clareza, renunciar tudo o que foi aprendido e até mesmo renascer com muita alegria e disposição, realizando sonhos. Quem sabe até aqueles que foram deixados para trás. A nossa sociedade alimenta uma tendência de exclusão contra quem tem mais de 50. Mas, os efeitos dessas crenças limitantes podem ser revertidos através de novas experiências de vida.
Para rasgar com os programas mentais que sustentam o sentimento de “estou esperando a morte chegar” é necessário reeducar o nosso próprio cérebro. É reconhecer-se na Idade da Sabedoria, período quando começam a nascer sensações na vida que estão relacionadas a como ajudar as pessoas a viver. Ela lembra que a expectativa de vida hoje da pessoa pode passar dos 80 anos e que não é possível considerar o período que se inicia aos 50 como um fim.
Hoje tem ainda 20, 30, 40 anos de vida pela frente! Vai esperar a morte por 40 anos!? O que eu vou fazer da minha vida? Este é um momento de resgatar os seus sonhos deixados para trás e praticar coisas que nunca fizemos para ensinar o nosso cérebro de que a vida recomeçou.

Uma coisa é certa, é ter fé que tudo vai dar certo e que dias melhores virão, recomeçar a viver e ter os pés no chão, esquecer o passado e a partir daqui vida nova independente do que aconteceu.
Acreditar nisso e fazer por onde acontecer! Recomeçar é querer e querer, é poder.

Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário