sábado, 6 de fevereiro de 2021

O FIM DO MUNDO VAI ACABAR?

A ideia de que a Terra acabará subitamente é absurda,
Mudanças climáticas são o que mais se aproximam do temido apocalipse.

Guerra nuclear, pandemia viral, mudança climática: a suposta profecia maia do fim do mundo não será cumprida, mas o apocalipse já começou e a agonia será para os que vão partindo deste mundo mais cedo em quantidade nunca vista e que nos deixa a pensar que o mundo está acabar. Efetivamente para estes é o fim do mundo.

"A Terra existe há mais de 4 bilhões de anos, e passarão ainda muitos outros antes de o Sol  tornar este nosso planeta inabitável", versões “ridículas” que preveem o fim do mundo são muitas.

"Até lá, não existe nenhuma ameaça astronómica conhecida que poderá destruir a Terra". É o que os cientistas dizem… Mas também será que a ameaça poderá vir do céu, como demonstram algumas produções de Hollywood que descrevem gigantescos asteroides em choque com a Terra?

Sobreviver a uma pandemia mundial de um vírus mutante, como a gripe aviária H5N1, poderia ser mais complicado, mas "não provocaria o fim da humanidade". Apesar da tese de uma guerra nuclear ter perdido força desde o fim da Guerra Fria, ela também não desapareceu completamente.

Agora, qual pandemia  qual o quê!  O começo para o fim do mundo, talvez já tenha começado já alguns anos, quando a humanidade se esqueceu que os oceanos  não são caixotes para descarregar todo o lixo que o ser humano faz. E por tudo isto, é que pode equivaler a um suicídio coletivo da espécie humana, advertem os cientistas, que intensifiquem os pedidos para conter o devastador aquecimento do planeta. De qualquer maneira, o mundo desde que é mundo tem data para morrer, mesmo que a humanidade evite guerra nuclear, aquecimento global etc.  

Agora se o planeta fossem só pessoas  com a expectativa de vida que levaram ou lhes quiseram dar, isto sim era uma grande pandemia, um vírus letal que anos apôs anos se espalhou fácil como o da gripe aviária ou este covid 19.

Talvez ainda não seja o fim do mundo. Mas estamos num mundo que é o fim.

Ilídio Bartolomeu

 

Sem comentários:

Enviar um comentário