quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

ROTURAS NO FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL

Já diz o ditado “longe da vista, longe do coração”!

Muitas vezes é exatamente isso que acontece com o sistema de canalização na freguesia de Argoselo. Escondido de baixo das ruas não pensamos em como é importante a sua manutenção até que recebemos a conta da água.

Por norma a substituição da canalização das águas deve ser feita a cada 25 a 30 anos de forma a garantir as perfeitas condições de utilização. Ora em Argoselo as tubagens já têm talvez mais de 50 anos. Assim sendo, era preciso por parte da Câmara uma mudança de paradigma politica para quando essa bazuca que tanto se fala, possa trazer alguns benefícios. Para isso há que ser mais interventivo por parte dos munícipes.

Na canalização de água, as tubagens antigas podem sofrer ruturas e infiltrações ou, sendo as tubagens em amianto ou  ferro já oxidado onde a água que chega às torneiras com partículas, cor ou sabor estranhos, sendo muito prejudiciais à saúde.

As canalização de esgotos também têm um tempo de vida útil e se ignorarmos a sua manutenção podemos começar a ter problemas como infiltrações e maus cheiros. É por isto que a maior dificuldade que as Câmaras Municipais têm em substituir as canalizações é levantar o pavimento, e obviamente, que para a população também trás muitos constrangimentos, mas quando se vê uma rotura aqui outro ali mais outro acolá, vale apena passar por algum mal estar.

A canalização dos cursos de água urbanos é uma intervenção necessária para aumentar a capacidade de vazão de regueiros em áreas que sofrem com enchentes, solapamento das margens e erosão. A realização desse tipo de obra exige um projeto que considere as características hídricas do local. Também requer a superação de uma série de desafios técnicos, da necessidade de reduzir interferências urbanas a imprevistos geotécnicos. Os esforços são sempre no sentido de garantir uma intervenção eficaz e com o mínimo impacto na comunidade.

Não confies em flores que desabrocham durante estes meses que ai vêm, nem em pessoas que não têm vergonha…

Ilídio Bartolomeu

 

Sem comentários:

Enviar um comentário