domingo, 21 de fevereiro de 2021

VAMOS TER QUE APRENDER A COMVIVER COM O CORONAVIRUS

Não tenhamos dúvidas, vamos ter que aprender a conviver com o coronavírus. Mesmo com a esperada chegada da vacina contra a covid-19, a doença vai continuar existindo e atingindo algumas pessoas, como ocorre com a febre das gripes ocasionais. A partir de agora  casos de covid-19 irão acontecendo, mas não como uma grande epidemia. Haverá vacina, não sei se para todos.

Acredito também que, como todo vírus respiratório, coronavírus irá adquirir uma sazonalidade. Como tal ocorre com o vírus da gripe, a gente vai conviver com ele como uma doença com potencial de gravidade.  

Em relação às medidas de segurança exigidas durante a pandemia o uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social, também haverá um relaxamento. É claro que ninguém vai ficar a usar máscara a vida inteira. Quando o risco de contrair o vírus diminui, essas medidas com certeza vão folgando, porque ninguém aguenta.

Numa segunda onda pode acontecer, quando as pessoas mais suscetíveis retomarem o convívio social, mas, em geral, esse novo contágio tem menor gravidade, de acordo com os especialistas. Ás vezes até uma terceira onda pode acontecer. Algumas variáveis podem interferir nesse curso, como uma mutação do vírus, o que é pouco provável, ou então todo mundo tem que ser vacinado.

Durante toda a vida buscamos segurança: emprego com um bom salário, moradia tranquila e tudo aquilo que for necessário para que levemos a vida da forma mais controlada. No entanto muitas vezes somos atravessados por situações que tiram o tapete e viram tudo de cabeça para baixo.

É aí que recorremos aos amigos, pedimos ajuda para buscar ferramentas que nos ajudem a lidar com estas situações. Mas o que fazer quando o mundo de todos se inverte ao mesmo tempo?

Onde buscar ajuda quando estamos de quarentena e bombardeados pelas mais diversas informações que, muitas vezes, nos assustam e nos deixam ainda mais com a sensação de desamparo?

Em tempos de crise, como lidar com tudo isto? Estamos diante de uma situação de muita incerteza, medos, angústias que muitas vezes levam ao receio e ao desespero. Fica difícil entender como será o futuro, ficar tentando projetar planos aumenta ainda mais o desconforto.

Sofrer na vida é inevitável, ficar imune a isso impossível,
acreditar que dias melhores virão é essencial…

Ilídio Bartolomeu

 

Sem comentários:

Enviar um comentário