domingo, 7 de março de 2021

UM DIA, UMA CRIANÇA DESEJOU DESENHAR O MUNDO!


Era uma vez uma menina que queria desenhar o mundo. Mas como, se o mundo é tão grande? Bem, começando com um traço. E é a partir de um traço que cresce, que se expande,  que viaja e que o mundo se torna desenho. Porque afinal é mesmo verdade que o mundo é grande e só soltando o traço e  a imaginação,  é possível englobar o mundo inteiro. Basta voar... querer... e não desistir.

Se o Dia dos Pais é a data dedicada para preparar grandes surpresas, a pequena menina, de 5 anos, levou a ideia a sério....

A menina que decide desenhar o mundo é a mesma que não conhece a palavra “desistir” e que, apesar do mundo ser grande, muito grande e não caber numa folha de papel, toma a decisão de fazer “um risco tímido, duvidoso” que, num crescimento lento, torna-se denso e assertivo. Para desafiar a timidez do traço, a menina desenha-lhe umas asas para que ele pudesse levantar o tão desejado voo.

Inaugura-se então a grande aventura: atravessa “terras e mares”.  A aventura da menina, começava a fazer diversos desenhos, que vão desde nuvens, arvores, monstros, flores, pessoas que representam a família, "ondinhas" e até carrinhos de corrida.

Só não cresciam se estivesse a olhar para eles, encontra então vários caminhos descobrindo que todos podem ir dar ao mesmo sítio, aprende que naqueles sítios onde dizem que acaba o mundo, começa logo outro  e ainda arranja tempo para atravessar um país onde havia uma palavra mágica para tudo e que tudo fazia acontecer. Em seguida a menina segue mostrando os seus desenhos… e em cada parte de sua “obra de arte" explica o que significa. A menina chamou o pai e a mãe para ver a tão esperada surpresa. A menina que se camava Marina, disse ainda aos pais que era a surpresa que tinha preparado para o Dia dos Pais...

Sem acreditar no que estão vendo os pais questionam a criança. "Por que fizeste estes desenhos, Marina?". A resposta da criança deixa claro: " porque eu penso que vão gostar"....

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.

Ilídio Bartolomeu

 

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