terça-feira, 13 de julho de 2021

UMA VIAGEM DE ( 20 ANOS )


 

Custa a acreditar que foi há tanto tempo, mas faz agora 2O anos no dia 13 de julho de 2021, quando julho se escrevia com maiúscula, a moeda era o escudo, (até os telemóveis eram uma novidade) que comecei a colocar online os primeiros artigos, fotografias e vídeos num site e, depois no blogue muito amador que chamei… (São Bartolomeu Freixagosa)

Viajar é um prazer, escrever é um estado de alma, fazer vídeos é uma paixão. Juntos, os três verbos formam o recanto onde se junta a paixão de fotografar pessoas, culturas e lugares.

Cresci e vivi na Aldeia até aos meus 16 anos, mas, só quando me mudei para a Cidade, é que realmente me apercebi da riqueza cultural que lá existe, geralmente desvalorizada.

Todos temos histórias longínquas – quer fictícias, quer reais – que ao longo dos anos foram povoando o nosso imaginário, que nos acompanharam pela vida fora e que foram tomando conta da nossa memória. Para os mais antigos, são histórias de outros tempos, contadas nos serões das aldeias, à lareira, ou transmitidas oralmente às gerações mais novas. 

Podem ser relatos autênticos ou recriados, lendas, testemunhos, contos, isto é, uma herança cultural coletiva que se vai adulterando com o passar do tempo ou que, se não for transmitida, está votada ao esquecimento. Podem ser, também, vivências pessoais de tempos idos, que habitam a nossa memória individual e que recordamos com saudade e ternura. Em comum, têm a oralidade, a singularidade, os afetos e a pertença a uma terra, a um lugar.

A Vila – porque é assim que lhe chamamos na atualidade – é aquela aldeia especial. Muitos moramos longe, mas é aqui que o nosso coração vive. Não há gerações na Vila, há amizades de sempre, para sempre e gostamos-mos, só porque sim. Muitos sonham em voltar um dia, porque a saudade não morre. As noites quentes de verão e os gelados dias de invernos, as vacas e aquele cheiro a feno, o sino a tocar e o fumo das chaminés, a terra molhada e aquelas pedras gigantes povoam redes de memórias em todos os lugares, mas é aqui que elas renascem. E as estrelas? Em lado algum elas brilham assim, porque são nossas e porque de lá, os nossos nos guardam. Todos voltamos, sejam por dias, horas ou pensamentos, porque vir aqui faz bem. Aqui, há abraços de chegada e lágrimas de despedida, porque aqui, somos felizes.

A conexão com a natureza, o trabalho com a terra e a oportunidade de poder crescer e aprender  em harmonia com os ciclos naturais  é algo que realmente valorizo e que me marcou bastante. Sentir estas raízes ao estar imerso na natureza, assim como ao experienciar os costumes e tradições, inspirou-me a trazer à superfície essa riqueza escondida e partilhá-la de forma contemporânea através da minha perspetiva. O vídeo acrescenta a perspetiva da união, a recriar estes costumes e tradições através da performance. Honra também o trabalho realizado através dos excertos do documentário gravado na Aldeia em 1973:  Em Terras de Vimioso: Argoselo, com Origens Judaicas, Curtumes, Artes, História e Cultura RTP.

Sem dúvida. A paixão pelas filmagens, fotografia, música e mais tarde o (blogue São Bartolomeu Freixagosa), sempre foi o cantinho pessoal através do qual me expresso completamente: o espaço onde posso sentir, partilhar e libertar sem julgamentos ou expectativas.

Fui à Aldeia à procura de cânticos tradicionais/ancestrais, comecei a fazer filmagens, e descobri que já pouca gente não se lembrava ou não estavam com disposição para me aturar, diziam: já não haver esse tipo de registos. Foi algo que me fez realmente refletir sobre esta memória coletiva que não está a ser preservada e que se vai apagando a pouco e pouco.

Acredito que cada um tem o seu próprio caminho e não há um certo nem errado. Este meu trabalho autónomo surgiu da necessidade de fazer por mim sem estar à espera que mais alguém aparecesse para começar. É essencial acreditar que o ser individual é suficiente para iniciar a mudança: e, quando nos aliamos às pessoas certas, mais fortes ficamos!

A vontade de partilhar é aquilo que realmente me faz crescer: e é isso que me fez mover, no início, e que me continua a fazer mover agora. Sem dúvida que pude aprender imensas coisas até agora trabalhando de forma independente. Temos de aprender por nós como navegar no meio e isso cria bastante resiliência, independência e liberdade. Porém, gosto imenso de poder colaborar e trabalhar com mais pessoas dedicadas com aquilo que fazem. É esse espaço terapêutico da transformação das emoções para as palavras que realmente me emancipa. E depois pode liberalizar os outros também.

Hoje recebi os parabéns e mensagens que me emocionaram. Tive saudades daqueles tempos, esconjurei o COVID que veio baralhar as nossas vidas e retirar-nos do convívio essencial nestes dias. Mas também senti um enorme orgulho em fazer parte de tudo o que construí e pensei que 20 anos é muito tempo, mas não é assim tanto… foi um sopro, como a vida é um sopro.

Aprendi tanto com todas as pessoas, situações, desafios que ao longo destes anos foram surgindo. "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. É tempo de olhar em frente e não para trás, pois os desafios e a viagem ainda agora começaram. Somos cada vez mais e temos muito, mas muito mesmo, para fazer nesta comunidade Internet de que fazemos parte e que é cada vez maior.

Para mim, há uma importância muito grande em publicar o que foi escrito. Creio que, no mínimo, será um bom entretenimento e uma contribuição deixada por este educador no sentido de promover o hábito saudável da leitura 

Estou muito grato por ter esta oportunidade de partilhar a minha paixão e o meu trabalho com os meus conterrâneos,  e acho que é sempre incrível poder fazer isso!

(São Bartolomeu Freixagosa), não é mais do que uma partilha de momentos. De opiniões. Partilha de emoções e vivencias. Umas publicadas, todas por prazer. O prazer pelo prazer. É um projeto pessoal esperançadamente sempre incompleto.

Fica o desejo de que sinceramente gostem de percorrer este espaço.

Ilídio Bartolomeu

6 comentários:

  1. Caro Ilídio, parabéns pelo trabalho de recolha de tradições de Argozelo e pelas reflexões que, ao longo de 20 anos, sobre a aldeia/vila tem vindo a desenvolver e a partilhar no seu blogue. Felicidades para os próximos 20 anos de continuidade do seu trabalho. Argozelo merece. Um abraçço.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo teu blog! Delicio-me com os teus posts e anseio pelos que se seguem. Que o relato sobre o teu percurso seja inspirador e de esperança para àqueles, que como tu enfrentam vicissitudes. Que o exemplo seja: "nunca desistir", seja replicado por todos os que necessitam desse alento. E por fim, acreditar sempre!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns Ilídio pelo 20º aniversário do teu blogue que tenho acompanhado com todo o gosto pois já aprendi muitas coisas com o teu blogue e as sugestões, ideias e notícias interessantes. Desejo-te continuação de sucesso e felicidades para ti e para a tua família e para o blogue.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Os blogues também fazem anos. E hoje celebramos o 20.º aniversário do NOSSO BLOG. Foi bom? Todos os nossos aniversários são um misto de alegrias e sonhos à espera de realização. E a alegria maior é sabermos que estamos vivos e podemos continuar a fazer...
    E o que aconteceu de especial nestes 20 anos? Dizem as estatísticas que o blogue apresentou estes números nestes anos:
    Visitas= 91815
    Para quem está por detrás, na edição do blogue, os números são sempre baixos. Queremos sempre mais!
    Tudo por Argoselo!
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Ilídio em nome do Movimento Cívico Concelhio (Rede Atalaia). Neste teu 20º Aniversário, deixaste de ser Adolescente para entrares na vida Adulta.
    Parafraseando Ilídio Bartolomeu "A vontade de partilhar é aquilo que realmente nos faz crescer".
    Longa Vida com Saúde e Inspiração.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns, amigo! Espero que seu dia seja muito alegre, e que recebe muitas homenagens e carinhos. Apesar de sermos amigos virtuais e não nos conhecermos pessoalmente, quero que saiba que gosto muito dos seus textos e todo o seu material do Nosso Blogue, desejo-lhe muita saúde para escrever coisa maravilhosas da nossa terra que me fazem regredir ao passado.
    Assim como desejo que a nossa amizade seja eterna, pois mesmo que só através da internet, é muito importante para mim.
    Feliz aniversário, amigo, e toda felicidade do mundo para o Nosso Blogue.
    beijinhos

    ResponderEliminar