terça-feira, 6 de setembro de 2022

À COMUNIDADE PELIQUEIRA

Gostaria, em primeiro lugar, de agradecer o honroso convite que me foi endereçado pelo Domingos Ferreira. Fico verdadeiramente feliz por se ter lembrado de mim. Impossibilitado de comparecer, agradeço o honroso convite e aproveito-me da oportunidade para desejar pleno êxito a todos os vossos eventos e, reiterar ao Domingos e a todas as pessoas do Bairro de baixo a mais alta e distinta consideração.

Agora quero cumprimentar-vos e felicitar a Associação dos Peliqueiros pela continuidade e pela renovação dos seus dirigentes.

Os peliqueiros tem uma história e uma tradição – e as tradições são fundamentais na vida das instituições: são como as raízes das árvores, fixam-nos ao chão, à realidade, mas permitem que os ramos da árvore cresçam e se expandam com liberdade.

Para esta missão é essencial dedicação, espírito de serviço.

Estes são valores do passado, do presente e do futuro, integram a tradição desta Associação, e espero que as honrem com fidelidade

Depois, permitam-me um apelo: Tenham honra na Associação, não por dever de espírito de corpo, por medo ou esmagados pelo peso das tradições, mas porque os vossos antepassados merecem.

Mais uma vez, agradeço a todos os promotores desta iniciativa por tudo o que tem feito pela nossa terra em especial pela comunidade peliqueira! Vocês são realmente uns entusiastas pelo que fazem. Até podiam ser uns mercenários como muitos que por aqui existem,  mas a vossa sabedoria, a vossa humildade e honestidade, fazem de vocês uns homem únicos e diferentes. Quero dizer-vos que, um dia esta nova geração ou outra que virá, vão reconhecer-vos o que tem feito pela comunidade peliqueira, que ao fim e ao cabo eram os vossos bisavós, avôs, pais e toda a família relacionada a estas atividades, dedicando-lhes tanto amor e paixão. Mas não disse porque penso que já todos sabem. Portanto, deve-se a vocês, nestes últimos anos, a grandeza e a qualidade com que tem sido divulgada e projetada a comunidade PELIQUEIRA E ARGOSELO. Vocês são a prova decisiva de que santos da casa também podem fazer milagres. Eu, só vos posso agradecer de todo o meu coração, o meu muito obrigado, pelo excelente contributo que têm dado à Nossa terra Argoselo…

Ilídio Bartolomeu

 

Sem comentários:

Enviar um comentário