sábado, 3 de dezembro de 2022

ALEGRIA EVITA MIL MALES E PROLONGA A VIDA....


 

Para viver bem a vida, devemos ter sempre em mente que a melhor maneira de consegui-lo, será tratarmos as demais pessoas, como gostaríamos de ser tratados... Com certeza, uma vez dado este primeiro passo, os demais serão mera consequência... Ósculos e amplexos … o ideal é poder viver agradavelmente…

Não há nada melhor do que conseguir viver de uma maneira amena, agradável, sem muitos problemas, sem dívidas, com a saúde perfeita, muitas e boas amizades e mais algumas coisinhas que não me ocorrem agora. Só que nem sempre, e porque não dizer, dificilmente conseguimos chegar a essa fase de plenitude total.

Possivelmente pela nossa maneira de encarar a vida, nunca estaremos totalmente satisfeitos com a nossa situação atual, por melhor que ela esteja. Estamos sempre à espera que venha uma ajuda de Alguém acima de nós, para que tudo nos venha às mãos, conforme os nossos desejos... Contudo, poderemos facilitar um pouco a tarefa Desse Amigo. Basta um pouco de boa vontade da nossa parte, observando algumas atitudes que poderemos tomar e que poderão aplanar o nosso caminho, pois acontece que por vezes temos problemas de comunicação e reclamamos de não ser bem compreendidos, mas na verdade, ocorre que precisamos saber falar com as pessoas, devemos saber expor claramente as nossas ideias e ideais, procurando, se for o caso, adapta-las à situação de momento, para que sejam possíveis. Se não conseguirmos comunicar com clareza, tudo ficará mais difícil. Assim sendo, é importante expressarmo-nos claramente.

Muitas vezes, a procura do sucesso na vida, impede-nos de vive-la adequadamente, pois na ânsia de conseguir atingir determinado status, abrimos mão de alguns prazeres, apenas dedicando-nos ao trabalho. Sem dúvida que é importante chegar-se ao topo, mas de uma maneira racional, sem que sejamos obrigados a privar-nos de muitos gozos, ou pior ainda, atropelando quem estiver à nossa frente, derrubando por vezes quem merece a nossa consideração, naquela ideia egoísta de que os fins justificam os meios. Nada pior do que esse tipo de pensamento. É importante entender que devemos usar a nossa energia interior de uma maneira mais adequada.

Na realidade, é muito mais importante fazer as coisas que nos possam dar prazer, pois nada tem graça se não for bom para o corpo, que não seja leve para o espírito e agradável para nosso coração e assim, devemos saber usar a nossa energia para fazer algo que realmente queremos e desejamos fazer, que nos faça felizes e que nos possa ajudar a fazer outras pessoas felizes.

Não podemos ter muita pressa para conseguir as coisas, mas devemos tentar, mesmo sem esperar que o sucesso venha logo da primeira vez. O que sempre deveremos manter é disposição para tentar novamente e para tanto, deveremos cuidar da saúde, para que não nos falte força para continuar tentando, com paciência e determinação. Devemos ter versatilidade para mudar o nosso alvo se as coisas se complicarem, não desanimando com eventuais erros ou fracassos. Temos que aproveita-los para aprender e não mais cometer os mesmos erros, conservando sempre a ideia de que o simples facto de estarmos vivos já é uma vitória, devemos ter sempre como meta a nossa vida procurando vive-la da melhor maneira possível, aproveitando a oportunidade que temos de ainda ter forças para tentar sempre algo a mais. E isso só será conseguido, se, pelo menos no nosso interior conservarmos a alegria de viver. Por pior que esteja a situação, por maiores que sejam os nossos problemas, somente poderemos resolve-los se não deixarmos que se apague a nossa luz interior.

Nunca deveremos iludir-nos, pensando que conseguiremos fazer tudo num dia só ou quando tivermos todos os recursos para tenta-lo. Devemos habituar-nos a conseguir as coisas paulatinamente. Cada dia tem apenas 24 horas. Vivamos um dia de cada vez, e para manter a nossa motivação, devemos sempre ter algum sonho para realizar. Algo em que pensar. Uma meta para ser atingida. E uma dessas metas, com toda a certeza, é viver um dia de cada vez, que deverão ser bem aproveitados para que possamos repeti-los na nossa vida.

 

Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário