domingo, 11 de dezembro de 2022

CULTURA E TRADIÇÕES DE ARGOSELO PARA REFLETIR:

Olá! Hoje vamos refletir (pensar) um pouco sobre os costumes e tradições de Argoselo e perceber que os nossos costumes e tradições têm muito a ver com a comunidade da qual fazemos parte. O propósito é de fomentar uma reflexão sobre a importância das raízes culturais do nosso povo, no sentido da afirmação da sua identidade.

Nesse sentido, é primordial ter conhecimento e manter viva na memória as próprias origens. Quem não vive as próprias raízes não tem sentido de vida. O futuro nasce do passado, que não deve ser adorado como mera recordação e sim ser usado para o crescimento no presente, em direção ao futuro. Nós não precisamos ser conservadores, nem devemos estar presos ao passado. Mas precisamos ser legítimos e só as raízes nos dão legitimidade.

Era  gratificante ver os jovens preocuparem-se com o futuro da nossa cultura, termos orgulho das nossas raízes, cores, sabores, crenças... mostrando-nos que o único e tenaz caminho é assumir, espalhar e manter cada vez mais as nossas origens, para que só assim outros povos nos relacionem com respeito e admiração"

A partir dessas considerações, acredita-se, que é um tema relevante que pode levantar reflexões e discussões que possam vir a contribuir com o despertar da consciência coletiva sobre a importância das nossas raízes culturais. A cultura e as tradições são elementos constituintes de uma identidade local. Fazem parte daquilo que somos e daquilo que nos caracteriza, mostrando o passado, caracterizando o presente e perspetivando o futuro com alegria e fé.

Pensei então em criar o "Blog Freixagosa" e servir como uma ferramenta para divulgar as notícias, a história, as tradições e as curiosidades. Aqui o leitor vai encontrar vários textos para ler, resenhas e opiniões escritos por mim sobre Argoselo. Vamos pois todos juntos discutir as nossas expectativas, impressões e também  as deceções da nossa Terra.

 Encaro esta iniciativa como uma missão de serviço à nossa comunidade, quer informando, quer construindo um arquivo histórico para o futuro. Se tiverem fotos antigas, documentos, notícias e que queiram partilhar podem enviar para o email: argoselobartolomeu gmail.com é o blog que revela o verdadeiro espirito argoseleiro.

Argoselo Vila, não é particularmente rico em monumentos históricos tal como têm outras Vilas deste nosso País, mas tem alguns pontos particulares de elevado interesse para quem quer conhecer a civilização de um povo.

Impera de facto uma decisão dos nossos Executivos Local que valorize e promova os nossos pequenos mas, marcantes patrimónios. Louve-se a ação da Associação da Amizade, criada em volta desta antiguidade “Peliqueiro”, que teima em não deixar morrer este dever de memorias, que é de elementar justiça.

Anteriormente temos os vestígios da Sala Assombrada, Poço do Fumo e o Castro da Terronha, que merece ser lembrado. O que não percebo é a falta de interação que não existe entre os Executivos Local e os respetivos munícipes, para a promoção da imagem e cultura da Vila de Argoselo. De que nos vale querer ser um local turístico, se depois nós próprios não cuidamos daquilo que melhor temos para mostrar?! Não há turismo sem património, ou sem promoção e demonstração de cultura. Porque não fazer exposições de objetos banais  da  nossa Cultura e Tradições,   que os nossos antepassados utilizaram, “ São Pequenos Tesouros,” influenciando as pessoas que os tenham  para que se disponibilizem a oferece-los.

 O Património, pretende mostrar realidades que existiram. As exposições são excelentes meios de comunicação, construção de novos conhecimentos, a estruturação de novas representações e o desenvolvimento de valores e atitudes ao mesmo tempo que se apresentam como locais de lazer capazes de criar momentos de escape para os seus visitantes. O novo edifício-sede da Junta de Freguesia, é um bom espaço onde podem ser criados, promovidos e/ou apoiados diversos projetos.

A maioria dos Argoselenses, com toda a certeza não conhecem alguns destes patrimónios que aqui enumerei. E acredito que não é por falta de vontade, mas sim por falta de conhecimento da sua existência. A criação de um roteiro em volta do património edificado seria uma solução. Porém, tudo isto só é possível, se houver antes de tudo vontade e iniciativa forte em querer de facto promover e valorizar o que é nosso.

Muito do nosso património parece quase irrecuperável e vontade de intervenção urgente, realmente é pouca ou nula. São patrimónios únicos que deveriam ser preservados e conservados para as gerações vindouras. Temos esta obrigação em lhes deixar história e saber. Mas de facto a preocupação dos Executivos Local, não tem passado por aqui. O que tem interessado na realidade, é o chamativo aos votos o mais visível aos olhos do eleitorado Argoselense.

“Lutar para que as tradições não morram” poderia ser a máxima dos jovens e das Associações Recreativas e Culturais de Argoselo. Além disso, Argoselo é um lugar que tende a reviver o passado e honrar os personagens da história.

A minha opinião é que o meu tempo já passou, já contribuí com o meu dever cívico, mas não fecho a porta na totalidade, deixo-a só um bocadinho aberta. Acho que depois de mim não há pessoas muito interessadas em continuar este trabalho.

O seu comentário é muito importante!

Ilídio Bartolomeu

1 comentário:

  1. Estimado conterrâneo
    Gostei de saber que, alguém nascido numa aldeia transmontana tem um blog. Também gostei das suas apreciações relativamente à terra que o viu nascer. Gostei imenso das fotos que são verdadeiros ex-líbris de Argoselo Mas quero discordar e deixar-lhe um reparo em relação a uma afirmação sua: Diz que nasceu em Argoselo mas que é praticamente do Estoril. Não concordo. Se nasceu em Argoselo então é de Argoselo ; embora possa gostar muito do Estoril.
    Também, tal como você, discordo completamente da pessoa que "controla" o blog, pois acho que devia sempre responder. Sendo assim, o blog poderia servir não só para aproximar os naturais como também para a sua divulgação
    Com amizade

    ResponderEliminar