terça-feira, 10 de janeiro de 2023

MARCAS DO TEMPO

O tempo passa e deixa as suas marcas na vida, ondas do mar, que fluem e refluem calmas ou impetuosas, passivas ou furiosas. Ao longo da minha vida tive várias quedas.  Levantei-me, nalgumas, sacudi a poeira e continuei. Noutras fiquei com marcas que o tempo não desfez.
Mas, a vida também me trouxe momentos repletos de felicidade, de simpatia e de paixão, que deixaram os meus olhos brilhantes de alegria e de emoção e o meu coração abarrotar, de amor, de carinho e de afeição. O tempo envolve mudanças, no corpo, no rosto, na forma de pensar, na essência de cada um… o meu rosto tem as marcas do tempo, como as rugas e careca. Rugas e cãs que contam histórias, dos anos vividos, das derrotas e vitórias vivenciadas em cada dia.

As minhas mãos estão lavradas por sulcos profundos como campos preparados para as sementeiras e manchadas não só pelo efeito do sol, mas também fruto da idade.
Mas, no meu rosto ainda tenho o sorriso de criança  que cumprimenta a vida com alegria e comoção, confiando em que cada amanhecer se renove a esperança de dias melhores.  É acreditar para a felicidade chegar! São as rugas e alguns cabelos grisalhos, as quedas e os arranhões, as vitórias e derrotas, as alegrias e as deceções que fizeram de mim aquilo que eu sou hoje.

Ilídio Bartolomeu

 

3 comentários:

  1. Não se ressinta com a sua idade, os anos passam para todos, e os únicos que não envelhecem são aqueles que não tem essa oportunidade: os que morrem cedo demais

    ResponderEliminar
  2. O tempo deixa-nos marcas impagáveis na nossa alma. Alegrias, tristezas, contentamentos e arrependimentos

    ResponderEliminar
  3. O tempo passa com uma rapidez absurda e deixa todos os tipos de marcas em nós. Uma linha de expressão ao redor dos olhos pode parecer ”o fim”. O tempo muda o nosso corpo, o nosso rosto e a nossa maneira de ver a vida. E no final das contas de que importa um quilinho a mais ou uma ruguinha nova se a minha alma está mais em forma do que nunca!

    ResponderEliminar