domingo, 26 de fevereiro de 2023

SEJA SIMPLES... SIMPLIFIQUE A SUA VIDA!


 

Já dizia o poeta: "Simplicidade é querer uma coisa só". Eu concordo com ele. O querer muito deixa-nos complexos demais. Queremos muito ao mesmo tempo, e então perdemo-nos no emaranhado dos desejos. Há o risco de que não fiquemos com nada, de que percamos tudo.

Hoje, as queixas do dia, salvo raras exceções, são: A vida está difícil, a vida é um martírio, a vida é uma tragédia, viver assim é complicado, enfim, é só desgraça, não há nada de bom, ou se há, é ignorado.

Curiosamente, estas queixas não partem daqueles, para quem a vida nunca foi boa. Os queixosos, na maioria, são os privilegiados.

De facto a vida não é fácil todos os dias. Há dias melhores, dias piores e dias assim assim. Mas, há pessoas, que á mínima contrariedade, por mais simples e leve que seja, soltam o seu pessimismo, clamando, drama e a tragédia, por antecipação. A isto chama-se complicar a vida. Complicam a sua e a de quem com eles coabita ou lida, provocando, infelicidade, desânimo, e por vezes, desespero. Os que assim procedem, parece-me quererem mais do que aquilo que a vida lhes pode dar, ou a que têm direito, desvalorizando, ou não dando valor, ao que realmente têm. Querem mais e mais, e por mais que tenham, nunca estão satisfeitos. Há sempre algo melhor. São pessoas, ambiciosas, presunçosas, egoístas, preconceituosas que se julgam superiores a tudo e a todos. Abreviando, são pessoas complicadas e complicativas.

Penso que estas pessoas seriam mais felizes, se fossem modestas, moderadas e sensatas, em suma, simples. Se assim fosse, não havia queixas daquela natureza.

Para ser simples não é preciso ser ou tornar-se pobre. As pessoas podem ser simples de várias maneiras, independentemente, a sua situação social, intelectual, profissional ou outra. Cada um pode e deve tirar partido de tudo o que a vida lhe dá, tendo sempre em conta uma fasquia de conduta, comportamento, entendimento, tolerância e sentimento pelos outros.

Ser simples, é ser positivo, tolerante, ter um sentido construtivo e solidário para com os outros, e, acima de tudo, valorizar e viver melhor com aquilo que se tem. Ser simples é simplificar a vida ou, pelo menos, não complicá-la.

Pois não falta nunca quem despreze o que pode facilmente alcançar. Não faz mal que seja desprezada a virtude pelo facto de ser a todos descoberta, pois é melhor ser desprezado pela simplicidade do que torturado pela constante hipocrisia. Sejamos, entretanto, moderados: é bom ser simples, mas não relaxados.

Em última análise. Ser simples é ser humano, tolerante, educado, generoso e solidário.

 Conclusão: Complicar a vida é fácil. Descomplicar é difícil. Portanto, é melhor ser simples.

Ilídio Bartolomeu


          OS TEUS COMENTÁRIOS SÃO BEM-VINDOS.

3 comentários:

  1. Olá Amigo Ilidio
    O que me revolta mesmo são algumas pessoas de Argozelo mesquinhas…! Pessoas que transformam o "mínimo" em "máximo"...Que se fazem de vitima...Que se julgam melhores que as outras...: mentirosas, dissimuladas...!Isso dá-me nojo…
    Sou muito teimoso, não tenho muita paciência para insistir muito na mesma coisa...Se não deu certo na 1ª,tento a 2ª...Mas não espero pela 3ª!
    um abraço

    ResponderEliminar
  2. NOS COMENTÁRIOS…
    PORQUÊ ANÓNIMO E NÃO SE IDENTIFICAR?
    Convivemos com pessoas, falamos sobre diversos assuntos, manifestamos a nossa opinião sobre tudo e todos, mas, dificilmente mantemos o que falamos para todas elas. Pergunto: Qual a diferença entre as pessoas que não nos permite assumir o que dizemos para todos ao não nos identificarmos?
    Uma pessoa dissimulada é fingida, ou seja, falsa. Utiliza as atitudes para agradar aos outros, mas apenas visando a algum benefício próprio, escondendo as suas reais intenções.
    “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Esse é o lema das pessoas ocultas, que afirmam defender certos valores, mas que, na verdade, agem de maneira oposta.
    Os disfarçados são essencialmente hipócritas, pois fingem ser o que não são. As suas atitudes permite que não possam ser identificados… “De boas intenções o inferno está cheio”
    “O homem é senhor do que pensa e escravo do que fala”

    ResponderEliminar