domingo, 26 de março de 2023

ARGOSELO ATÉ PARECE SER SÓ DE ALGUNS…


Para que todos os argoselenses saibam, O Blog Freixagosa é um site informativo para divulgar noticias, eventos, mostra de paisagens, contar histórias, escrever sobre qualquer tipo de assunto e publicar para que todos os conterrâneos tenham conhecimento do que se passa na nossa terra. No Blog Freixagosa, toda a gente da terra  podem participar, enviando as noticias do dia a dia, no sitio dos comentários para depois as desenvolver se for o caso.

A Feira da Rosquilha, decorreu no sábado passado, 25 de março, passou despercebida da maioria dos argoselenses ou a divulgação funcionou muito mal pelos responsáveis. A Junta de Freguesia, tem que se deixar de polémicas e ser mais informativa, a desinformação assumida só afetada Argoselo, a comunidade e gera confronto.

Algumas pessoas parecem ter gosto de complicar as coisas e deixar toda a gente irritada sem motivo algum.

Acho que às vezes a gente é que complica tudo, mesmo. Complica por colocar os seus egos à frente de tudo. Por pensar mais em si em primeiro lugar, do que no outro,  sem se preocupar se está ou não preparado, só sabe que quer assim, e é assim que tem de ser.

Quase sempre temos a escolha de manter distância de pessoas assim, mas, volta e meia, não podemos deixar de interagir com elas, porque precisamos ter um certo grau de convivência no cotidiano e evitar conflitos.

Normalmente estas pessoas cuja convivência é minada por mau humor, jogos de poder, chantagem emocional, má vontade, entre outras condutas que dificultam as situações sem motivo aparente. A partir de então, muitos se perguntam “qual é o problema destas pessoas?” para ter um comportamento considerado difícil e complexo.

Seja como for, a maneira como as pessoas difíceis de lidar e agem, tem mais a ver com elas do que com quem está ao seu redor, porque possuem dificuldade para ter interações de qualidade com os demais, e acham-se no direito de ter uma postura altiva. Por isso, é preciso aprender a lidar com elas da melhor maneira possível.

Como lidar e reagir com estas pessoas difíceis? É não se aborrecer, não perder a paciência, não guardar rancor, não dar respostas desagradáveis e procurar ignorar o máximo que poder, lidar com elas sem que daí resultem reações intensas, lidar com elas todos os dias é história.

É preciso lembrar que, embora as pessoas difíceis possam aborrecer de vez em quando, elas também merecem o nossa empatia e respeito e tentar ser compassivo com pessoas assim. Nem todas as batalhas merecem ser travadas, principalmente quando se precisa conviver com alguém difícil. Manter a calma antes de tomar uma decisão acerca de como resolver um impasse com a pessoa difícil.

ARGOSELO, é de todos, todos vivem esperando que as coisas mudem, que as pessoas mudem. Até que um dia nada mais precisa mudar

Ilídio Bartolomeu 


                        OS TEUS COMENTÁRIOS SÃO BEM-VINDOS  

4 comentários:

  1. Oportuno comentário revelando dificuldades de comunicação que não são exclusivas de Argoselo.

    ResponderEliminar
  2. Possivelmente as Juntas de Freguesia, ( mas só algumas e de determinadas cores)terão que contratar um especialista em comunicação.
    Mas tendo em conta a grande quantidade de pessoas que nos dois dias aderiram ao evento, e não só Argozelenses, ninguém diria que o evento não teve uma boa divulgação.

    ResponderEliminar
  3. Sabemos que muitos dos conflitos de Argozelo seriam resolvidos se soubéssemos comunicar melhor uns com os outros, se aprendêssemos a transmitir mais eficazmente as nossas mensagens. Viver num circuito fechado não vamos a lado nenhum

    ResponderEliminar

  4. A diferença entre dizer/falar e comunicar é enorme.
    Enquanto que o simples “falar” pode ser uma conversa banal sobre nada, a comunicação é sobre algo especifico que queremos passar. Podemos estar a querer dizer o melhor discurso do mundo, o que foi muito bem escrito e, no entanto, não estamos a ter sucesso na mensagem que queremos passar.

    ResponderEliminar