domingo, 19 de março de 2023

VISITA Á REGIÃO DE VIMIOSO


 
A Vila de Vimioso

Somos um casal, juntos viajamos para conhecer a história, a cultura, as pessoas e a gastronomia de outros lugares.

Gosto de sair, conhecer ou reviver lugares. Tenho certa preferência por natureza. Gosto de comer, pois são uns dos melhores prazeres da vida! Gosto de registar momentos, escrevendo ou fotografando-os, normalmente faço os dois quando tenho oportunidade.

Não conheço muito bem a região e decidi escolher um sítio para fazer de base o fim de semana, fazer umas saídas pelas redondezas e ficar a conhecê-la melhor. Escolhi a Vila de Vimioso, que me pareceu adequada e retirei da internet referências dos Hotéis: a Residencial Central, Hotel Rural Sra. de Pereiras e a Albergaria a Vileira.

Pelas Ruas de Vimioso

Num dia bonito de Julho, pelas 11H30, entrei na vila e sem sair do carro dei uma volta de reconhecimento. Agradou-me o ambiente: limpo, verdejante, pouca gente e trânsito quase nulo. À primeira vista, o local era bom para o que pretendia. De seguida fui procurar os hotéis onde ficar o fim de semana. A meio de uma rua larga, com duas faixas de rodagem, vislumbrei ao fundo e disse para minha esposa – Olha ali Albergaria A Vileira.

A Albergaria A Vileira

Como uns amigos nossos nos tinham recomendado que no Restaurante a Vileira se comia muito bem, e eu já lá tinha almoçado com o meu irmão Ramiro, decidimos parar e ficar por aqui. Enquanto arrumamos as malas, chegou a hora de almoçar. Ao entrar no restaurante, mal nos sentamos na mesa, fomos bem recebidos pelo empregado, deu-nos as boas-vindas e o menu para escolhermos o que queríamos comer. O menu, tinha uma grande variedade de enchidos e pratos à base de carne, o habitual bacalhau na brasa e polvo. Escolhemos a posta de vitela assada na brasa à mirandesa como prato principal. As entradas na mesa, não faltaram: presunto, alheira,  chouriço, salpicão,  peixinhos do rio, queijos e o verdadeiro pão transmontano, muito saboroso, contrastado pela côdea estaladiça, enquanto não chegava a tão famosa posta de vitela assada na brasa à mirandesa. 

Restaurante a Vileira Vimioso

A posta não estava bem nem mal passada, estava no ponto, suculenta deliciosa e bem servida. Toda a refeição foi acompanhada pelos bons vinhos da região. Para finalizar os doces: a bôla doce e os pastéis de amêndoa, uh! foi a cereja no topo da refeição. Serviço simpático. 

Uma vez estabelecida, uma memória emocional parece ficar para sempre. Do ponto de vista da evolução é extremamente funcional nunca esquecer os acontecimentos  maus e bons da vida.

Gosto de viajar devagar, de conhecer pessoas, de ouvir as suas histórias, de experimentar as comidas. Comecei então  a visitar os sítios da Vila que mais me marcaram quando eu tinha sete anos, É claro que não tenho como conhecer todas as 22 aldeias do concelho, selecionei aquelas onde tenho mais curiosidades, além da Vila de Vimioso: Algoso, Vale de Frades, Caçarelhos e Uva.

O Tribunal de Vimioso

É difícil passar por experiências traumáticas e conseguir superá-las. A maior parte das vezes é preciso ajuda de especialistas para aprender a lidar com vivências passadas que me marcaram pela negativa. Fui mostrar à minha esposa o Tribunal de más memórias. Foi um caso bastante divulgado no ano de 1955, que me aconteceu. Tinha sete anos quando tive um acidente, a pessoa que o provocou era um dos ricos da terra, não quis assumir, vai daí, o meu pai leva o caso a tribunal. Após um ano na justiça, a pessoa ficou impune… naquela altura, os ricos eram poderosos compravam tudo e todos. Por este motivo, meu pai e eu, íamos muitas vezes à Vila. Muito perto do Tribunal, fica a escola que me traz à memória o meu exame da 4ª classe (1956-1957) e os meus companheiros de escola.


Câmara Municipal de Vimioso

A Taberna do “Panarra”, que ficava na primeira transversal à direita, quem vai para a Câmara e segue para o largo da Igreja Matriz, era onde almoçávamos. Sem uma lista fixa, cada dia tinha petiscos diferentes, que nos eram expostos num quadro de ardósia petiscos sobejamente conhecidos por todos: bolos de bacalhau, pataniscas, polvo, peixinhos do rio em escabeche e salada de orelha de porco. Mas eu gostava mesmo era do bacalhau frito e das petingas fritas, em doses muito bem servidas. No final não esquecíamos de pedir um caldo verde com as respetivas rodelas de chouriço. Só por este  razão bastava para visitar esta tasca de Vimioso! Não será um exagero dizer que na altura a Taberna do “Panarra”, era a mais afamada de Vimioso.

Igreja Matriz de Vimioso

Chegamos à Igreja Matriz, estava aberta, fomos convidados a visita-la e que fechássemos a porta quando saíssemos. Igreja de Linhas Maneiristas sendo que no seu interior possui Retábulos Barrocos. Uma Igreja digna de orgulho e de visita. O património desta Vila, não termina aqui. Fazem ainda parte do espólio edificado  alguns solares brasonados, uma fonte, um cruzeiro o Pelourinho e outros lugares de interesse.

Termas da Terronha Vimioso

Desta feita segui viagem  até ao vale do Rio Angueira, onde se instalam as termas da Terronha, com uma envolvente paisagem natural, que convida ao descanso. Estas águas medicinais são indicadas e sugeridas ao tratamento das vias respiratórias, reumáticos, dermatológicos ao invés do uso de fármacos. Neste espaço de saúde e bem-estar, há também salas de massagem e relaxamento.

O Pinta- Parque Aventura e Natureza em Vimioso

De regresso fui visitar o PINTA ― Parque Ibérico Natureza e Aventura, onde oferece a oportunidade de contactar com a cultura, as tradições e a biodiversidade dos vales moldados pelos rios Angueira, Sabor e Maçãs. As visitas podem ser feitas a cavalo nos burros disponíveis no local.

Cruzeiro de Caçarelhos

Daqui fui para Caçarelhos, queria muito ver os “Cabanais” Muito interessante!!! Nunca tinha ouvido falar neste tipo de "Cabanais" com tanta utilidade... Uma autêntica pérola rara em granito. Destaco ainda a Igreja, não tive oportunidade de entrar dentro, e um cruzeiro. Caçarelhos preserva o património, as tradições e os velhos costumes.

Ponte entre Vale de Frades e Avelanoso 

No domingo, fui a Vale de Frades recordar uma das fases da minha vida. Queria muito passar pelo troço de estrada que vai para a aldeia que ajudei a fazer, no âmbito de asfaltamento realizado pela empresa Quaresma. Tinha eu 13 anos. Num contexto de miséria e dificuldades, os filhos aprenderam a ajudar os pais em atividades laborais desde cedo. Com poucas chances de ir estudar, os adolescentes com este perfil, tinham de trabalhar. Era um trabalho para dar suporte financeiro aos pais. A pobreza é que causava tudo isso. Continuei a visita, aproveitei para ver trabalhos de cobre, conhecer a  Igreja Matriz por dentro mas estava fechada, por fim fui ver a ponte Românica que atravessa o Rio Angueira para Avelanoso. Muito bonita.

Os Pombais da Aldeia de Uva

Passei pela pequena Aldeia de Uva, mais ou menos isolada, rodeada de montanhas está à espera de ser descoberta. Fui a esta aldeia talvez das mais bonita do Concelho de Vimioso. Há destinos mais populares e outros mais desconhecidos, mas em todos, o património se conjuga com o natural, nessa harmonia, que é a génese da identidade cultural destas localidades. Os Pombais, não pude deixar de reparar nas pequenas estruturas redondas, em forma de ferradura que surgem da paisagem. Além da Igreja Mariz, Uva tem outra no centro da aldeia, já a principal situa-se um pouco fora do povoado. Já conhecia.

o Castelo de Algoso

Finalmente chegou a vez da visita à  aldeia de Algoso, quando chegamos vimos o pelourinho, depois fomos visitar o castelo, mas só por fora e mal, para subir era difícil, porque estava um vento forte e frio. Situado num rochedo com vistas espetaculares,  lá de cima do castelo seria um prazer apreciar outras paisagens fantásticas.

Pelourinho de Vimioso

Vila de Vimioso, pequena em tamanho e grande no que oferece, é um lugar onde encontramos paz e tranquilidade. É um espaço privilegiado para recuperar o fôlego, para voltar ao que nos liga à terra, dar importância às coisas essenciais na vida e à beleza das coisas simples.

Nestes lugares, o tempo tem outro valor. Podemos desfrutar do ar puro, fazer caminhadas, dar um mergulho ou apreciar o que o rodeia: o céu, a paisagem, as pessoas, os sabores. É tão bom deixar os sons da cidade durante uns dias e voltar ao silêncio da natureza! E só ouvir os passarinhos ao nascer do sol, as cigarras que acompanham os dias quentes, os grilos no fresco da noite, as folhas das árvores ao sabor da brisa que corre.

Os Famosos Pasteis de Amêndoas de Vimioso 

Ficar em Vimioso ou numa das 22  aldeias é aproveitar dar atenção à sua voz interior e reencontrar o que de facto o faz feliz. Parecem lugares perdidos no tempo, que sempre estiveram à espera de alguém que os descobrisse. Mas quem lá vive mantem as tradições, partilha o que sabe, dá vida aos lugares e recebe de braços abertos quem chegue por bem. Esse lado humano, feito de gente simples e com a alma grande, é na verdade uma das maiores riquezas das aldeias do Concelho de Vimioso. Uma das melhores maravilhas da visita ao Concelho de Vimioso, foi voltar a encontrar os sabores tradicionais, feitos com os produtos da terra, autênticos e genuínos. adaptado a gostos mais refinados.

Ponte dos Mineiros Argoselo

Para além destas aldeias que visitei, era indispensável uma visita a todas as outras, para ficar a conhecer a fundo a cultural local. Foi uma boa experiência! Visite porque vale a pena. É uma região muito interessante e que merece ser visitada. Fiquei com mais conhecimento sobre a região.

Feira da Rosquislha Vila de Argoselo

Contagie-se pela genuinidade e espírito afável das gentes desta região que lhe apresentarão o que de melhor oferece o Concelho. Delicie-se com a gastronomia típica que herda receitas repletas de sabor e de histórias de gerações. Aprecie a diversidade e a beleza das paisagens únicas com planaltos verdejantes e campos de cultivo. Explore os encantos do Pinta ― Parque Ibérico Natureza e Aventura e aventure-se pelas suas formações geológicas únicas.

Se tem interesse em gastronomia transmontana e Natureza, o Concelho de Vimioso vai surpreender!

Ilídio Bartolomeu 


    OS TEUS COMENTÁRIOS SÃO BEM-VINDOS  

2 comentários:

  1. Concordando com o Blog Freixagosa

    O Concelho de Vimioso, É um conjunto de freguesias dispersas, com uma personalidade muito própria e um bairrismo muito vincado. Tem fronteira com a Espanha, a natureza surpreende e a diversidade “é a maior riqueza” Estar aqui é um paraíso, longe de toda a gente com esta Natureza para usufruir, acordar e tomar o pequeno-almoço no jardim, assistir ao pôr do Sol, jantar e ver o céu estrelado. Isto é impagável, é um sossego incrível. Aqui as pessoas realmente sentem-se felizes, em contacto com a natureza. A qualidade é de ouro, a zona envolvente permite desenhar percursos e percorrer a região à descoberta de um mundo onde tudo é mais calmo e em contacto com a natureza desfrutando também de uma região onde o tempo corre mais devagar e onde é possível sentir e apreciar a gastronomia, a história, a cultura e o património.
    Durante a vigência do inverno, infelizmente, as baixas temperaturas chegam, mas já foi mais rigoroso, de qualquer maneira ainda é o risco que enfrentamos, especialmente nos dois primeiros meses do inverno.
    Obrigado Blog Freixagosa pelos seus textos

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo

    O Blog Freixagosa, é um reconhecimento dos valores que emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstra a sua criatividade entre as suas letras e as suas palavras. Este Blog, foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros e uma forma de demonstrar carinho e gratidão por um trabalho que agregue valor à Web
    Agradeço ao amigo pelas indicações, a recíproca com certeza é verdadeira.
    O Blog Freixagosa

    ResponderEliminar