quinta-feira, 3 de agosto de 2023

MEMÓRIAS DE VERÃO!!!


Quem vê o charme sofisticado e displicente de Argoselo moderno, talvez não concorde que ela seja uma aldeia, mas ela é! Argoselo é uma aldeia inicialmente de Judeus que se transformou com o passar dos anos, mas sem perder o seu encanto de vilarejo. Mas essa é a minha aldeia, a que conheço, a que amei, e a que por bons motivos jamais esquecerei

Regressar a uma aldeia onde fomos felizes, em crianças, é como tentar coser uma manta de pequenos retalhos de memória. Vale tudo para recuperar histórias e sensações antigas. Um cheiro, uma porta familiar. Ou uma conversa informal, empoleirado num balcão de uma taberna.



O verão dá-nos um sentimento único de liberdade e aventura; esta coragem sazonal faz-nos sair da zona de conforto, muitas vezes desbravando sentimentos que se encolhem com o frio.

Fotografias de 1986

Ah, o verão! Aquela época do ano esperada por muitos, especialmente as crianças, e sinônimo de dias ensolarados, férias e diversão.

Seja uma bebida ao pôr do sol, um passeio ao entardecer, um piquenique à beira rio ou uma viagem de sonho. O verão é tempo de férias, é tempo de descansar com sabor a praia e a campo, a alegria e descontração.

O verão da minha infância cheira a aldeia, a terra e a fruta. Era quando as férias duravam 3 meses e chegava mesmo a ter saudades da escola. Era o tempo das cigarras, das tardes e noites quentes, em que me deitada no chão e observava o céu estrelado e imaginava-me a viajar pelo espaço infinito à procura de uma princesa encantada montada no seu cavalo alado da cor do arco íris ou ser aconchegado e embalado nos braços da estrela mais brilhante, a Estrela Polar.


Nasci e vivi a minha infância numa pacata, mas linda aldeia entre dois rios. Para trabalhar tive que ir para o Estoril e somente regressava à aldeia e à casa paterna no período das férias. Mas sem dúvida que as minhas férias preferidas eram as do verão. Era o tempo de rever os amigos, era o tempo dos bailaricos e das paixonetas, era o tempo dos fins de tarde abafados, já depois do banho tomado num balde grande de lata.

São Bartolomeu na Procissão em Argoselo 1986

Era irmos espreitar, o pôr do sol, na praça. Era jogarmos à bola. pião ou à bilharda, brincarmos às escondidas ou às apanhadas, era irmos até à ribeira tomar banho e chapinharmos com a água ou então apanhar as amoras, rapinar as malapas e as peras das árvores que por lá havia. No final do verão assaltávamos, também, os vinhedos à procura da uva moscatel, da uva maria e dos bastardos que eram os mais apreciados, em suma, saudades de quase tudo o que só o Verão proporciona.

As festas eram o momento alto! Recordo-me que, na década de 60, alguns dias antes, as ruas eram engalanadas com arcos bem  coloridos. Durante, todo o mês de agosto decorriam festividades religiosas, culturais e desportivas. A abertura dos grandes dias, logo pela manhã, eram feitas por lançamento de foguetes estrondosos enquanto a  banda de musica percorria as ruas da Vila. Lembro-me de acordar sobressaltado, mas logo me ocorria que era o início da Festa. 

As Festas são um grande acontecimento para a população local e também para os muitos forasteiros que aqui ocorrem. Durante o ano não há distrações e as expetativas focam-se entre o religioso e o profano, nas festas e romarias, há convívio e diversão, compra-se toda a gama de artefactos, ou simplesmente, cumpre-se a tradição de ver e rever a família, amigos e conhecidos.

As majestosas procissões saiam da Igreja  Paroquial em volta da população. As pessoas exprimiam aos santos toda a sua devoção e pediam um futuro melhor, num apelo de bênção e graças para momentos difíceis, que, os afagam de paz,  alegria e profunda inquietação, angústia e dor. 


É uma época onde muitas histórias marcantes acontecem de  amizade, de aventuras inesquecíveis... é a estação do sol, do calor, dos dias mais longos e descontraídos…histórias que se eternizam na memória das pessoas.

Verão é a estação do “sim”, do “bora lá” e do “agora”! Aproveite todas as oportunidades desta estação mágica. Não deixe para o próximo verão o que você pode curtir agora.

Blog Freixagosa






3 comentários:

  1. Olá
    Ah… as férias de verão! Quando se é criança, a chegada dessa estação é sinônimo de mais dias longe da escola, de chegada dos primos de longe, de dias na casa das avós, de poder assistir desenho de manhã sem se preocupar com a vida e de brincar o quando der com os amigos da rua. Bom…pelo menos essa é a lembrança que tenho das minhas férias de verão na década de 80. Hoje eu sei que muitas crianças não têm as mesmas oportunidades

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Há já algum tempo que acompanho o seu trabalho visitando com alguma frequência as "descobertas" aqui apresentadas. Parabéns pela divulgação dessa bonita região de Trás-os-Montes, e não deixo de admirar todo o empenho que tem demostrando a realizar esta tarefa!!
    Faço votos para que continue e mais uma vez parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Olá Ilídio

    Sou seguidora dos teus Blogues não há muito tempo,
    Não me canso de te elogiar, o seu a seu dono, tu mereces.
    Este texto é disso prova, lindamente escrito, com o ter carisma e arte, e especialmente com o teu imenso amor à terra dos teus pais, à nossa Vila de Argoselo, que tanto amamos.

    ResponderEliminar