domingo, 13 de agosto de 2023

HOMENAGEM A UM ILUSTRE AMIGO...

 

Foi com enorme pesar, a notícia que recebi do falecimento de um Argoselense ilustre com uma carreira brilhante, que manteve sempre uma relação de grande afetividade com Argoselo sua Aldeia Natal.



Homem de sabedoria popular e intelectual. Esse eterno homem (José Fernandes Oliveira, também conhecido como “Tio  Conde), era uma figura distinta e política da nossa Vila, um homem consequente nas posições assumidas em vida. Tinha visão no pensar e no agir. Em termos práticos, procurou desenvolver socialmente a sua freguesia. Carpinteiro de profissão, também nunca esqueceu a sua afetuosa e frequentemente a religiosidade…

Era um homem pragmático, inspirador e fácil de analisar tempos passados do seu Povo e de modo como narrava, tinha a ver com a sua personalidade. Uma figura carismática sem duvida de Argoselo. Às vezes um sonhador utópico, que pretendia esclarecer à sua maneira, mas que se entendia perfeitamente.

A vida trouxe-lhe  complicações de saúde e sofrimento que limitaram  o seu gosto pelo trabalho, a sua natural alegria e boa disposição que nunca deixou de espreitar do fundo do seu olhar. Merece de todos nós louvor e reconhecimento pela forma como desempenhou, com gosto e competência a função de ensaiador e ator de comédias. Uma das melhores facetas era o humor da forma como se expressava.


Nesta homenagem prestada a um filho ilustre da terra, José F. Oliveira, foi um exemplo de dedicação à vida, à família e à sua comunidade. Era pessoa brilhante, jovial, alegre e um bom homem. Um Argoselense convicto  e uma pessoa simples, mas com uma capacidade e atitude enorme. Devem existir mais homenagens à vida. Hoje em dia valoriza-se muito pouco o percurso de vida das pessoas porque vivemos na tirania do efémero.




"Há homens que se fazem grandes levando os outros a sentirem-se pequenos. José F. Oliveira, foi um grande homem que pelo seu exemplo inspirava os outros a tornarem-se grandes."

Neste momento de dor, endereço um enorme abraço solidário aos familiares e amigos de José Oliveira, e presto a minha homenagem perante a dimensão deste grande homem da História e do saber de Argoselo.

 Blog Freixagosa


3 comentários:

  1. Em nome de toda a família e em particular da minha Mãe, um muito Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Manuel Martins Lopes14 de agosto de 2023 às 03:20

    Pesar, Solidariedade e Homenagem.

    ResponderEliminar
  3. Dos que partem ficam as saudades e as lembranças do que passou, por isso eles nunca desaparecem totalmente. As minhas condolências.

    ResponderEliminar