quinta-feira, 16 de março de 2017

A IMPORTANCIA QUE TEM ESTA FEIRA DA ROSQUILHA EM ARGOSELO…


Coincidindo com a proximidade das Festas da Pascoa, a diversidade marca esta Vila de Argoselo.
No próximo dia 2 de abril, realiza-se a Feira da Rosquilha onde há treze anos com a participação de vários expositores mostram os produtos e sabores de Argoselo e concelho, nomeadamente azeite, mel, enchidos, frutícolas, cutelaria e artesanato, sendo a marca em destaque a Rosquilha. Também não falta muita animação onde faz parte do programa a música tradicional, folclore e banda de música.
Com a realização desta feira durante dois dias, segundo a Junta de Freguesia pretende dar visibilidade e gerar oportunidades de negócios para os produtores agrícolas e artesãos locais e da região, possibilitando, desta forma o desenvolvimento do setor primário e, simultaneamente, promover os seus produtos. Este objetivo é dar vida à nossa Vila e gerar mais-valias para a comercialização dos seus produtos.
Ainda sobre estas feiras, é relevante destacar que as mesmas representam uma importante estratégia de promoção para escoar a produção dos agricultores que produzem os seus vários tipos de produtos de alimentos para os vender, e de alguma maneira beneficiados por permitir uma remuneração justa pelo produto vendido, uma vez que são os próprios produtores a comercia-los diretamente ao consumidor final sem passar por intermediários.

Muito antigas e com diversas hipóteses sobre o marco histórico do seu surgimento, as feiras livres são sem dúvida parte da paisagem das pequenas às grandes cidades. Estas feiras possuem grande importância sócio cultural, uma vez que as mesmas são muito mais que apenas espaços de transações comerciais, são espaços de interação entre as pessoas e que ainda preservam a diversidade da nossa cultura popular e alimentar. Talvez por estas e outras razões, as feiras resistam nesse contexto onde a correria do mundo do trabalho impõe que as pessoas deixem de correr às compras, nas grandes redes de supermercados

A FEIRA DA ROSQUILHA ARGOSELO

O artesanato, constitui como principal meio de produção de mercadorias.
As feiras, criadas pelos mercadores, destacaram-se como importantes entrepostos comerciais e como centro do desenvolvimento dos povos.
É inegável que os recordes de vendas seja o desejado pelas organizações, mas paralelamente noto, que a atividade principal durante a feira, termina por ser a participação de eventos, o início de novos contatos, as conversas com amigos e visitantes, entre outras valiosas distrações.

Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário