domingo, 23 de julho de 2017

ARGOSELO QUEIXA-SE DA PENÚRIA DA ÁGUA DA REDE PUBLICA

Nas casas de Argoselo, não se bebe água canalizada, porque geralmente tem um sabor muito mau. Das poucas vezes que as famílias bebem, têm por vezes vómitos e diarreia, não acreditam em coincidências. Quase todos os meses para não dizer todo o ano, as torneiras deitam água barrenta e até alguns dias quase preta.

 Mas há mais prolemas, como a falta de pressão, as pessoas dizem que têm muita dificuldade em tomar banho devido à falta de pressão da água nos canos. Isto causa um grande trastorno à população, mas o pior é quando a água vem barrenta têm que a deixar correr até que fique incolor, o que demora por vezes quase meia hora. Imaginem a fatura a aumentar…explicam. Pagamos um preço demasiado alto para a má qualidade do serviço que é prestado, acrescentam as pessoas. O Presidente da Junta de Freguesia de Argoselo, confirma que tem surgido muitas queixas dos habitantes que encaminha depois para a Câmara de Vimioso.

A explicação que é dada à Junta, pelo Presidente da Câmara Jorge Fidalgo, é que a falta de pressão e a água castanha deve-se às obras e sempre obras na ligação para os depósitos, que vai ser solucionado, garante Jorge Fidalgo, e uma nova estação de tratamento, afirma o autarca. Mas também o presidente do município de Vimioso diz reconhecer que devido ao ferro e manganês na represa do rio Maçãs, que abastece Argoselo e outras aldeias, a água tem apresentado uma coloração amarelada, mas garante que sempre foi própria para consumo. Então, dizem as pessoas: que venha cá ele e os de Vimioso a bebê-la…pois nós somos “obrigados a comprar água engarrafada para beber e cozinhar”. Para quando a construção de uma represa nova e com dimensão suficiente para abastecer as populações.Agora o Presidente Jorge Fidalgo, não se fez esperar permitindo também um aumento de 20% no preço aos consumidores apesar da péssima qualidade da água.

A população tem opinado várias vezes, o presidente da Junta de Freguesia de Argoselo José Miranda, diz apontando demoras das obras de reparação dizendo que comunica estes e outros assuntos à Câmara mais propriamente ao Presidente Jorge Fidalgo, agora não sei se está a dar a atenção que o assunto merece.

“A junta não pode fazer muito mais do que reportar as situações” ao presidente Jorge Fidalgo, que talvez não acredite na entrevista que deu à Radio Brigantia”.

 Dado que ele justifica o aumento com as diretivas da ERSAR, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Residuais, para que seja permitido este projeto, deixando apelos aos munícipes para que tenham calma e que sejam moderados no consumo da água Só que para a população as obras têm corrido mal e arrastam-se há muito tempo, de eleições em eleições… São promessas meus amigos, promessas que nunca mais têm fim”.

Quanto à falta de pressão na rede de abastecimento de uma parte de  Argoselo, especialmente, em sítios mais altos, verifica-se em períodos de um pouco maior consumo, com valores acima dos registados em anos anteriores. de forma progressiva falta logo a água nas casas por causa desta falta de pressão, que permitiria levá-la às zonas onde se revelasse necessária chegar.

O Presidente Jorge Fidalgo, pelos vistos, explica ainda que todas as intervenções que se efetuem, são comunicadas com a devida antecipação ao Presidente da Junta de Freguesia que devia avisar a população.

Os prolemas ainda não ficam por aqui. A população da VILA DE ARGOSELO, lembra ao Sr Presidente Jorge Fidalgo, que bem lhe fica quando manda a coroa de flores em homenagem aos defuntos, que vá fazendo esta e outras promessas nestas eleições, se para isso for eleito, que se prepare e pense bem que a VILA DE ARGOSELO, merece também ser bem tratada, as ruas e jardins devem ser varridas,  limpas e regados por um funcionário municipal, todos os dias, não só no mês de Agosto para as Festas, porque se fizer do mesmo modo como em VIMIOSO, verá que há sempre um funcionário a mais na Câmara, ficar-lhe-ia muito bem. Não tem que ser  Sr. Presidente Jorge Fidalgo, os moradores a comprarem  mangueiras se quiserem regar os jardins, como diz o Presidente da Junta de Freguesia José Miranda, às pessoas. 

Mas se o Presidente Jorge Fidalgo, der cá mais uma ajudinha, se calhar não lhe ficará mal se também for pensando nas condutas de esgotos, para pensar já em projetos destes, já agora, uma promessazita não fica mal a ninguém…os habitantes desta vila acham que as condutas estão quase como o “CASTELO de OUTEIRO”, todas a rebentar de vez em quando.

Muito mais haverá para dizer, mas como o Presidente Fidalgo é tão mãos largas para os Argoselenses, em palavras como estas: “os Argoselenses são trabalhadores, lutadores, honestos, bons de acomodar. São uma maravilha a pedinchar promessas, ficam satisfeitíssimos só com isto…” venham de lá então mais Josés Mirandas & Companhias.

Tudo isto para dizer ao próximo Presidente Jorge Fernandes, que os Argoseleiros nem querem pensar, em mais destas tragédias em que foram sempre enganados. Nunca mais os Argoselenses vão perdoar, sendo constantemente enganados uma certa minoria que se sentem plenamente apropriados e ajustados ao sistema que lhes ordenam os de Vimioso. É isto que não pode acontecer com Jorge Fernandes a Presidente.


Alerta a População…


Ilídio Bartolomeu.  

Sem comentários:

Enviar um comentário