domingo, 20 de agosto de 2017

O TRISTE ESPETACULO CONTINUA NO LARGO DA PRAÇA EM ARGOSELO!

Andar pela rua principal de Argoselo, deveria ser um daqueles passeios inesquecíveis para os habitantes da vila e até mesmo para quem nos visita nesta época de Festas. Mas a falta de conservação de um prédio antigo da Vila, dá a sensação de estar num cenário de filme de terror. Um prédio em ruina está iminente cair em qualquer momento, colocando a segurança em perigo real.

É o caso do prédio localizado bem no centro da vila (Praça) e que o povo já solicitou por várias vezes á Junta de Freguesia e à Câmara de Vimioso, a urgência do comparecimento do Sr. Proprietário e responsável, para que venha tratar e resolverem este assunto, dizem eles.

Agora se os avisos foram colocados, até agora o proprietário não foi encontrado ou simplesmente não está interessado. A Junta de Freguesia ao que parece, está-se marimbando para esta situação, acha que o prédio está bem seguro e não vai cair, os Serviços Camarários também devem achar que o prédio está seguro e bem seguro. Ou então a Câmara de Vimioso ainda não avisou os proprietários, ou não estão interessados em saber disto para nada.

 Entretanto, a Câmara vai enganando o Povo de Argoselo, depois lá vem o Sr. Presidente Fidalgo, nos seus discursos habituais dizer: que Argoselo e os Argoselenses merecem-lhes muito respeito, Mas agora digo eu; só se for enquanto estiverem calados, surdos e bem comportadinhos. Sendo assim, Sr. Presidente Fidalgo, gostávamos de saber, porquê uma parte do prédio já desabou, na outra parte, o beiral vai caindo aos bocados.

Mas mais ainda, se estas instituições acham que este prédio, vindo a degradar-se de ano para ano, não oferece quaisquer perigos, neste caso as pessoas interrogam-se e fazem estas perguntas à Junta de Freguesia e à Câmara de Vimioso na tentativa de obter respostas concretas:

1-Porque estava então assinalado e isolado com uma fita pelos serviços Camarários e agora não?

2- Porquê, em frente da fachada, a Junta de Freguesia, colocou um banco para as pessoas se sentarem?

 3-Pois se até agora não podiam sentar-se, a partir de agora já podem? Quem informou as pessoas?

4-Alguém sabe se houve uma peritagem dos serviços Técnicos Camarários e a divulgaram ao Povo, que a partir de agora, as pessoas podem sentar-se sem problemas no banco?

5-Quando acontecer, uma desgraça do pior, alguém vai assumir as responsabilidades? A Junta de Freguesia ou a Câmara de Vimioso?

6-Os tolerantes da Junta de Freguesia, já fizeram as eventuais diligências necessárias para se precaverem das possíveis consequências que poderão vir a ter?

7-Por ventura, se já fizeram ou talvez não, diligências escritas, será que vão obter uma resposta rápida pela parte da Câmara de Vimioso? Ou terão que esperar sentados no banco até à derrocada da casa? Estou a ser amigo… heim!
  

8-Como estes heróis tolerantes, acham que absolutamente nada tem a ver com eles, pensarão que com o Presidente Fidalgo nada lhes pode acontecer?

9-Será que depois os resistentes tolerantes, vão render-se e passam a tolerância zero, começando a abrir os olhos e passando ao ataque do empurra, empurra, culpabilizando a Câmara de Vimioso, e por sua vez, esta atira-a para os tolerantes da Junta de Freguesia? Ou fogem todos com o rabinho à seringa, como as ratazanas asquerosas, durante a noite, de volta dos caixotes do lixo, ou então uma escapadela nas horas do dia, quando ninguém passa e fogem para o esgoto ao lado, ou pelas fendas da casa? E o que dizer das moscas e mosquitos que, durante o dia, invadem e incomodam as pessoas que por ali passam?

Estes heroicos resistentes, ao longo dos anos têm subsistido ao flagelo dum egoísmo desconforme, evidente de desprazer, desmotivação e aceitação, têm dado origem a este descalabro assombroso, em desfavor sempre da Vila de Argoselo em proveito destas anuências, em vez de reivindicações qualitativas que seriam justificativas.

Não é admissível como o Povo tem sido representado por estes indivíduos, que em vez defenderem o Património que diz respeito a todos, calam-se por vassalagem, só pode ser isto, porque quem gosta da sua Terra, tem o dever de se interessar com paixão por ela. Se não… não a representam com a dignidade de quem nasceu nela. Coragem é aquilo de que a gente precisa para se levantar e falar, também aquilo que precisamos para sentar e ouvir!...

Deixem-se de obediências e ajudem a vossa terra a desenvolver-se para o bem do futuro dos vossos filhos e netos, para que a nossa Vila de Argoselo seja digna desse nome…

 Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário