quinta-feira, 10 de agosto de 2017

PRÁTICAS DE PERDAS E GANHOS!

  
Esta mensagem, do “Blogue São Bartolomeu Freixagosa”, é escrita e vai ser dedicada a todas as viúvas e viúvos de Argoselo, que estão a passar momentos de dor e sofrimento, pelas perdas dos seus Ente Queridos. 

Todo o ser humano tem momentos maus e bons na vida. Há pessoas que estão a passar exatamente um desses maus nesta etapa da sua vida! Mas quero dizer-lhe; que inteligentemente tem que preparar uma boa maneira de atenuar um pouco mais a sua dor e as dificuldades, que inevitavelmente tem vindo a passar, a escolha não pode ser melhor que esta. “A adversidade sem dúvida”!
Quer queira ou não, a adversidade faz parte da vida. Superar as adversidades é um dos maiores obstáculos que pode enfrentar. Os problemas, sejam grandes ou pequenos apresentam-se a qualquer pessoa durante toda a vida da sua existência. Independentemente de quão animada, inteligente, ou contente esteja no momento, independentemente da vida correr às mil maravilhas. Eis que Inesperadamente pode uma vez ou outra estar confrontada com problemas, desafios e outras dificuldades. É como se fosse posta à prova, para vermos de que fibra é feita, como é que consegue enfrentar algumas situações catastróficas angustiantes.
Este blogue não pretende passar a mensagem que quanto mais adversidade melhor, nem é apologista de que o sofrimento é algo de bom. Não, o sofrimento incapacitante não é benéfico para ninguém.
 Ainda assim, não invalida que pense nele como uma realidade que acontece na sua vida, Quando acontece, se aceitar é uma parte da estratégia para se livrar de mais sofrimento. Aceitá-lo pode constituir uma forma de se reestruturar e seguir em frente.
A dor e outros infortúnios que possam ocorrer, por muito que custe também faz parte da vida. Na verdade, graças a Deus pela adversidade aprender a lidar e vencer, é o que nos faz ser quem somos, para com êxito na vida fortalecer a confiança e capacidade de derrotar os obstáculos futuros. Porque a adversidade tem o efeito de atrair sempre mais força e qualidades.
Quando responder a alguém de forma positiva e construtiva aos seus maiores desafios, as qualidades as forças e virtudes; como a coragem, caráter, combatividade, esperança e perseverança emergem bem lá de dentro.
É claro que, dado que somos humanos, é muito fácil cairmos na religiosidade, na injustiça da vida, ou na armadilha do “porquê a mim?”. Se for só por aí, deixa-se de reconhecer a oportunidade de sabedoria e de crescimento que acompanham a adversidade. No entanto, assim que conseguir ou permitir pensar mais claramente, que é capaz de deixar a vitimização autodestrutiva e pensamentos improdutivos, também fica mais capacitada  para lidar com o que tem diante de si…

A adversidade, também se complementa com um bom humor!

Pessoa bem-humorada é mais bem interessante, conquista com maior facilidade o seu objetivo, pois parece “um abrir portas” com alegria e simpatia. O senso de humor é também primordial para as dificuldades, de aceitar conversas menos interessantes mas, onde a cortesia manda que se faça um esforço para as aceitar com humor e distração, tudo faz parte e ajuda mais a superar na vida.
Cada um de nós precisamos da tristeza e de alegria para ter um convívio social adequado. A alegria favorece a integração e a tristeza propícia a introspeção e o amadurecimento. Se não é naturalmente uma pessoa bem-humorada, a boa notícia é que faça mais da vontade para se aperfeiçoar nisso melhor. Se tem dificuldades com o seu humor, “os seus filhos, perspicazes e inteligentes como são, podem indicar que pode ser timidez”. Então um bom início é procurar uma boa terapia; é estar mais atenta a tudo que faz dia a dia, às brincadeiras dos netinhos e tudo que dê para novamente sorrir. Isto por si só, é eficaz? Talvez não, mas é claro que ajuda o sofrimento…
Todos sabemos que ninguém está dentro de si para saber o que sente. Tem todo o direito de sofrer o quanto achar que tem que sofrer. Mas pense no que este blogue lhe diz: se acha que não está preparada para que outras deceções aconteçam, não dê, não deixe criar mais perturbação na sua cabeça. Como tudo na vida, é que temos que estar preparados.
Deus dá-nos a chamada para que possamos viver bem cada etapa da vida; essa graça de estado da viuvez, vai ajudar a viver como Ele quer. No seu caso, faça isso com uma vida intensa do mais que goste de fazer, mas a adversidade, é o que eu, lhe posso sugerir.
O luto geralmente suscita reações de choque e descrença (incapacidade de acreditar na morte). Muitas pessoas experimentam um adormecimento inicial, característico da dificuldade de aceitação da morte. A base do luto está na relutância em abrir mão de pessoas, planos, posses e expetativas
O luto é uma resposta normal a um acontecimento de vida inevitável, o seu final, e se apresenta como uma reação à perda de uma pessoa amada. Comenta-se que a perda de uma pessoa significativa pode afetar praticamente todos os aspetos da vida do sobrevivente e definem luto como um processo de adaptação.
Pode não se rever nesta análise, mas é o que; “este blogue tem para lhe oferecer”. Dinamizar o seu sofrimento pela perda dos Ente queridos!...
"Não perdemos os nossos entes queridos, simplesmente eles fazem uma viagem celestial antes de nós”.
A todos os viúvos e viúvas da minha terra Argoselo, as minhas condolências

Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário