domingo, 8 de julho de 2018

COMO APARECE A INVEJA?


Começo este artigo com dois ditos populares que demonstram o quanto o assunto inveja, incomoda a humanidade desde o início da Criação: mau-olhado e ciúme. Se alguém duvida, responda por que motivo Cain matou Abel? Os ditados populares dizem-nos bem como às vezes são verdadeiros: "A inveja é como um sapo: tem olhos grandes, mas está sempre na lama" e "A inveja é o prêmio de quem nunca tem sucesso na vida".

Ninguém está livre de sentir uma pontinha de inveja ou ter que conviver com pessoas invejosas. Isso porque a inveja está diretamente relacionada com a insegurança, baixa autoestima e insatisfação pessoal — emoções e sentimentos que fazem parte da vida de todo ser humano.

Até o mais cético acredita no poder do mau-olhado, e no estrago que ele pode fazer na vida pessoal e profissional. Na minha experiencia de vida, as maiores reclamações que escuto das pessoas, é o facto de serem perseguidas ou afetadas negativamente por inveja e mau-olhado por outrem. Sempre aconselho a estas, como se proteger desta energia negativa e como fazer uma limpeza energética para "varrer" os ambientes destes micróbios tóxicos negativos.

Infelizmente a inveja é uma verdadeira praga energética que irá conturbar um ambiente familiar, de amigos ou de uma empesa atrapalhar o dia-a-dia. O motivo do porquê isto ocorre, é muito mais vasto do que se possa imaginar: insegurança, inferioridade, maldade, falta do que fazer, incapacidade de realizar etc. O mais importante é saber que podemos evitar, superar e eliminar estas energias e pessoas negativas das nossas vidas.

O que não se pode fazer é dar força à inveja alheia, acreditando que ela irá derrubar-nos. Aceitar que inveja existe é um bom começo para vencê-la. Acreditar que somos mais fortes que a inveja e os invejosos, é uma certeza de que já vencemos.

É muito importante também usar objetos e símbolos de proteção nas residências, empresas, carro, e uma proteção especial em cada um de nós. Ou então a melhor maneira de lidar com uma pessoa invejosa é afastar-se dela. Como nem sempre é possível manter distância de um familiar, a minha dica é mudar de convivência de modo a não se conectar com a inveja do outro. Em geral, incluímo-nos com a inveja quando estamos inseguros dos nossos potenciais.

Mas há outras maneiras: manter a boca calada, assim não entra asneira. Parar de falar sobre planos e da vida dos outros. Ter cuidado com as reclamações: evite que as pessoas fiquem a toda hora chorando, reclamando, falando mal, de outras pessoas dentro de sua casa e empresa, principalmente se forem pessoas de fora do ambiente.

Todas as pessoas têm potenciais capacidades únicas. Quando alguém conhece as suas próprias qualidades, elimina a necessidade de se comparar com os outros e deixa de rejeitar-se a si mesmo.

Pessoas insatisfeitas com as suas realizações pessoais sentem necessidade de olhar para a vida do outro. Portanto, foca-te nas tuas conquistas e percebe como podes sentireste satisfeito com tudo o que já foste capaz de fazer. Caso não te sintas satisfeito, pensa sobre o que precisas fazer para ser e chegar lá.

É muito comum desejarmos ser igual a outra pessoa, ou ter a vida que ela leva. Porém, fazemos isso sem argumentar se aquilo tem a ver com os nossos próprios valores e estilo de vida. Isso acontece porque não nos sentimos capazes e nem sequer sabemos o que queremos para as nossas vidas. Determinar aonde queremos chegar, conhecer os nossos valores, sabermos pois quais são as nossas preferências pessoais e foquemo-nos nisso.

Falar menos e fazer mais. Sempre que se usa energia para falar de alguém, deixa-se de fazer alguma coisa e sente-se mais incapaz. Quanto mais inveja se sente das pessoas, mais inveja atrai para tua vida, pois tudo começa em ti e volta para ti.

Isto, é o que me dá a entender nas gentes da minha terra, uns contra os outros infelizmente…

Ilídio Bartolomeu


Sem comentários:

Enviar um comentário