domingo, 4 de outubro de 2020

TODA A GENTE É LIVRE DE SONHAR!


 Traçar planos para o futuro é normal, pois é importante termos algum objetivo na vida. Não importa a idade, devemos ter algo porque  lutar, por alguma coisa que desejamos alcançar.

O que seria de nós, com todos os nossos medos, incertezas e angústias, sem o reconforto que a esperança nos dá? O viver não passaria de um purgatório sem saída. Só quem tem esperança é capaz de sonhar. E quem sonha, seguramente, é mais feliz!

Muito mais do que uma sucessão de acontecimentos diários, rotineiros, e a falta de perspetiva amarrada às pernas, viver é sonhar! A ideia é essa, estamos aqui para isso, para fazer planos e deixar-nos levar por eles, acreditando numa probabilidade, dez, em cem. Agarremo-nos aos sonhos e ao prazer de voar! Ter esperança é sonhar acordado, acreditar na mudança, no recomeço, na sorte… É ter fé. A esperança tem cheiro, tem gosto, forma, toque e mãos para segurar e caminhar entrelaçados e confiantes por aí.

De que poderá servir uma vida sem objetivos? Certamente ficará de tal maneira vazia, que acabará sendo impossível de ser vivida.

Um grande amigo meu um dia, enviou-me uma das suas geniais mensagens. Foi esta: "O sonho é uma projeção do teu futuro. Nunca desistas dos teus sonhos, não tenhas medo de lutar por eles... Não desperdices as oportunidades, não desperdices a chance de seres feliz”.

Esses sonhos são muito importantes. São os objetivos que sempre temos no mais recôndito de nossa alma. São coisas que ambicionamos alcançar,  por elas devemos solicitar os nossos maiores esforços.  Só que a luta consciente pela vida pode provocar o adiamento da sua realização, transformando os sonhos em utopia. Adiamento, mas não esquecimento, pois eles não podem e não devem ser limpos. Devem ser salvos num cantinho da memória, para depois, à medida do possível, passar da condição de utopia para sonho e, com algum esforço, transformado em realidade.
Por motivos vários, temos que ir deixando esses sonhos para trás, até que chega o momento de tentar tudo para realizá-los, para não terminarmos a nossa existência com essa frustração, com esse sonho irrealizado.  Sempre cabe ainda uma reflexão, para se descobrir  se são ou não exequíveis.

Se a sua realização irá depender apenas de um esforço extra, creio que devemos ir em frente, pois sempre vale a pena a tentativa. É melhor morrer tentando, do que viver e nada.

É exatamente uma frase que define tudo o que possa ser dito sobre se vale a pena ou não irmos atrás dos nossos sonhos. Por vezes, temos que tomar decisões insensatas, na opinião alheia, mas é a nossa vida que está sendo resolvida. É aquele sonho sufocado por pressões, pela vida atribulada, por problemas mil. Em determinado momento temos que tentar realizá-lo, porque se não o fizermos, a frustração permanecerá no nosso espirito.

Essa frustração vai deixar uma marca. Se não tentarmos, jamais chegaremos a saber se seriamos ou não mais felizes, se atingiríamos ou não o nosso objetivo, permanecendo aquela sensação de fracasso e o consolo do pessimista: Será que não iria dar certo?

 Essa dúvida é um tormento. O eterno perguntar-se se valeria ou não a pena ter tentado.  Talvez esteja aí o porquê de muitas pessoas terminarem os seus dias com aquela sensação de "vida incompleta". Talvez porque não souberam identificar o sonho secreto. Ou talvez porque não tiveram coragem de tentar a sua concretização. Enfim, sempre é tempo de fazer algo por nós.

Claro que muitas vezes é muito difícil. Se fosse fácil, não teria graça. O gosto está em superarmos obstáculos aparentemente intransponíveis para atingir os nossos objetivos.

Para conseguir essa meta, muitas vezes precisamos de apoio externo, muitas vezes esse apoio parece inexistir e julgamos-mos incompreendidos ao não o encontrarmos. Muitas vezes isso acontece por não sabermos a maneira de procurar esse apoio.
Na verdade, o apoio está dentro de nós. Temos que procurar forças no mais profundo do nosso espírito.

O apoio existe e descobrimos que não estávamos a vê-lo, simplesmente estava dentro de nós, uma força interna que estava lá, querendo ser acordada. Se queremos muito alguma coisa, temos que ir à luta.

Sonhar com os olhos abertos é muito mais. Diz respeito às escolhas que fazemos: onde quero estar, o negócio ao qual vou dedicar-me, os clientes que pretendo atender, o lugar onde quero morar, a educação que desejo para os meus filhos, os amigos que projeto ter e a causa que vou abraçar.

Mas o apego exagerado a um sonho faz perder a oportunidade de concretizar outros. O grande perigo é não realizar esse e nenhum outro, morrendo apegado à ideia de como a sua vida poderia ter sido e não foi.

Confie em mim. Esperanças multiplicam-se, elas nunca acabam.

Não basta apenas sobreviver. Para viver é preciso arriscar, é preciso querer, é preciso sonhar.

Ainda sonhando, espero que todos tenham um bom dia.

Ilídio Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário