terça-feira, 12 de janeiro de 2021

QUAL É O SENTIDO DA VIDA!

 

Qual é o sentido das  nossas vidas? “pergunto-me agora passados mais de meio século da minha. Que sentido teve ou terá? Sinto-me realizado, frustrado, dececionado ou satisfeito e feliz sem arrependimentos. Não sei! Passo toda ela na busca de algo. Mas o que?

Quando meninos, essa questão era uma incógnita e sem sentido a sua preocupação, sem necessidade de respostas. Claro, o nosso mundo era só de fantasias, brincadeiras, ilusões. Ótimas ilusões que alimentavam a nossa imaginação e alma. Pensávamos ser invencíveis! O mundo e a vida passavam ao nosso largo, não era real. Vivíamos alimentados de heróis.

Hoje, os adolescentes, começam a perceber que esse sentido, inicia a manifestar-se nas responsabilidades e  assumir uma profissão, o descobrir de que ela terá que ser uma a nosso gosto, ou quem tem possibilidades segue os estudos! Ou então os heróis começam a ser menos imaginários e caem na meninice. Esta é a época de se tornarem em adultos, de se formar e arrumar um emprego, casar ter filhos e ser feliz para sempre! Um filme! pré-escrito.

Se ansiedade começa a manifestar rebeldia por achar dogmas e condicionamentos na vida, ficam enclausurados, sem que queiram fazer alguma coisa. Depois os pais, que muito esperam  deles, ficam dececionados.

 Agora, a escrever faz quinze anos e meio, criei um blog para compartilhar: historias, factos e acontecimentos da vida das pessoas do dia a dia, enfim, um legado que faz ter algum sentido e satisfação ou recompensa em sensibilizar as pessoas. Faz sentido sim!

Estou mudando em definitivo assumindo a minha reforma, pois na expectativa romântica que sempre tive e tenho até hoje, pela oportunidade que a vida me proporcionou trabalhando 45 anos, e que posso enfrentar este novo desafio.

São as nossas obras referendadas pelo que acreditamos e pensamos que dão sentido a nossas vidas. Se pararmos para pensar na morte e nas suas consequências para a vida, veremos que um universo de possibilidades nos abre e somos estimulados à ação, como forma de nos perpetuarmos através de nosso legado.

A vida humana é algo que passa, estamos todos destinados à morte. O tempo é a medida que dá a origem e o fim a tudo. Mesmo cientes do nosso destino, a morte, somos capazes de nos apegarmos ao que nos dá sentido à vida, como o bem-estar material, o sucesso, a família, a religião, a política, a ética, a moral, o trabalho etc.

Entender o sentido da vida é uma necessidade existencial, cria uma referência para ser na vida, caminhar em frente e superar os obstáculos com luta, determinação, objetivo e crença no futuro.

Abrir mão de se viver essa experiência é negar a própria vida e o seu sentido último, o amadurecimento, a doação de si por um objetivo maior.

O futuro só é possível porque no presente existem pessoas que acreditam, vivem e lutam para construir no hoje, o que será o amanhã.

O sentido da vida é estar vivo. É tão claro, tão óbvio e tão simples. Mesmo assim, todo mundo não para de correr em pânico, como se fosse necessário conseguir alguma coisa além de si próprio.

Talvez nunca descobriremos o real sentido da vida, mas é muito provável que possamos encontrar algumas formas para viver melhor através deste caminho.

Aproveitem o melhor que a vida nos dá!

 

Ilídio Bartolomeu

3-12-2020

Sem comentários:

Enviar um comentário