terça-feira, 18 de maio de 2021

A HUMILDADE É UMA VIRTUDE!

Quem passa por aqui sabe das minhas origens humildes. Sabe também como me orgulho delas. Sabe ainda como me orgulho dos pais que tive, sem escolaridade. Sabe como me orgulho de ter nascido naquele cantinho de Trás-os-Montes, exatamente na família em que nasci. Sabe que fui imigrante, e que os meus pais ficaram. Quem passa por aqui sabe que não me arrependo de nada, que me orgulho de tudo, sobretudo porque sou hoje fruto de tudo o que já fui!

Sei que o ponto onde partimos na vida, condiciona muito o ponto onde chegamos. Hoje, aos 74 anos, sei que não escreverei tudo o que gostaria de escrever, que não irei a todos os lugares onde gostaria de ir. Por vezes, mesmo gostando da vida que tive, da vida que tenho, sinto que uma vida não me chega para fazer tudo o que gostaria de ter feito nesta vida. Não a trocaria por outra, mas sei que, hoje, aos 74 anos, tenho aspirações que não tive aos 15 e que, se calhar, deveria ter tido!

Aos 15, estava simplesmente, a fazer o caminho que me tinha sido destinado. Hoje tenho consciência do esforço que representava para os meus pais deixarem-me ir, abdicar do pouco trabalho que eu fazia.

Não somos apenas aquilo que queremos ser. Somos aquilo que a vida fez de nós. Por vezes, penso que alguns se esquecem disso, quando apelidam o outro de preguiçoso, porque não tem emprego, certamente porque não estudou. Por vezes julgamos o ponto de chegada sem olhar ao ponto de partida. Julgar os outros é fácil, muitas vezes ignorando a sua história.

Todos temos a nossa história e todos vivemos com ela. É, no entanto, muito fácil julgar depressa demais, exigir que todos estejam alinhados num determinado ponto, sem perceber que nem todos partiram do mesmo lugar!

Por vezes, sinto que uma vida não me chega e, mesmo assim, agradeço a vida que tive, a vida que tenho e penso que muitos, ainda hoje, demorarão uma vida inteira a chegar ao ponto de onde eu parti!

Não há transição que não implique um ponto de partida, um processo e um ponto de chegada. Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. De modo que o nosso futuro baseia-se no passado e se corporifica no presente. Temos de saber o que fomos e o que somos, para sabermos o que seremos.

O segredo para ser feliz, é aceitar o lugar onde estamos hoje na vida, e dar o melhor de nós todos os dias.

Ilídio Bartolomeu





1 comentário: