quinta-feira, 29 de setembro de 2022

A SABEDORIA DOS MAIS VELHOS


 O envelhecimento tornou-se um fenómeno de massas. Associamos a velhice à perda de algumas faculdades, quer físicas, quer mentais e é perfeitamente normal que tenhamos muito receio em envelhecer. 

A sabedoria das pessoas mais velhas é infinita; elas só precisam que nós estejamos dispostos a escutar com o coração as suas histórias de vida e sobre a vida.

 O abandono dos idosos é cada vez mais uma realidade típica. O isolamento, em particular dos idosos, é um dos grandes dramas das nossas comunidades.  É normal, um filho não visitar os pais; é normal os netos não visitarem os avós.

Existem histórias de todo tipo. Muitos filhos não querem saber nada dos seus pais, com motivo ou sem motivo, não sou eu quem vai julgá-los. Mas tenho a suspeita de que, se algumas pessoas mais velhas pudessem voltar no tempo, fariam as coisas de outra maneira.

Uma sociedade que não respeita os seus idosos está condenada ao fracasso, é como uma árvore sem raízes, apodrece. Se formos carinhosos com os mais velhos, como eles merecem, verão que teremos menos medo de envelhecer, sim, porque não seremos eternamente jovens. Alguns esquecem-se disso e vão colher amanhã, aquilo que semearem hoje.

A solidão mata e mata mais do que muitas outras doenças. A solidão é a moldura da tristeza que muitas pessoas mais velhas sentem. Conhecer a solidão também faz parte da sua sabedoria. Solidão que sentem, às vezes, por não querer incomodar, porque afastaram-se da família, ou porque não têm ou contam com poucos parentes ou amigos.

Todos os dias aprendemos com os mais velhos, as suas historias são de vida, muitas vezes engraçadas mais se prestarmos a atenção nos detalhes vão ver a pura sabedoria.
Eles não tiveram estudos, mas aprenderam com a maior professora de  todas, a vida.

Valorizar a importância da família faz parte da sabedoria das pessoas mais velhas. É necessário refletirmos todos, sobre esta realidade, diria até, é um dos desafios mais importantes dos dias de hoje.

 

Ilídio Bartolomeu


1 comentário:

  1. Uma canção que revela muito bem a " sabedoria dos mais velhos ", é " a gente não lê ", de Carlos Té, cantada por o Rui Veloso ou por a também excellente, Isabel Silvestre.
    Saudinha.

    ResponderEliminar